O Ouvir Da Fé Versus A Obras Da Lei




- (Gálatas 3:2) diz: “Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas OBRAS DA LEI ou pela PREGAÇÃO (ou seja, pelo OUVIR) DA FÉ ?

- A resposta é clara: Recebemos o Espírito pelo “ouvir da fé”, e não pelas obras da lei.


- Mas, em (Gálatas 3:5) Paulo prossegue perguntando aos gálatas: “Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz PELAS OBRAS DA LEI ou pela pregação (OUVIR) DA FÉ?”

- Ou seja, Paulo está nos dizendo que Deus continua a suprir-nos com o Espírito também pelo “ouvir da fé”, e não pelas obras da lei.

- Veja só. De acordo com (Gálatas 3:2) já recebemos o Espírito. Mas, segundo (Gálatas 3:5) Deus continua a nos suprir do Espírito, diáriamente.

- Isto é. Tanto o “suprir do Espírito” como o “receber o Espírito” ocorrem pelo ouvir da fé, e não pelas obras da lei.

- Outra coisa. Sabemos que a “Lei” era a base para o relacionamento entre o homem e Deus na economia (administração) de Deus do Antigo Testamento.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL








- Para confirmar esta verdade, lemos em (Gálatas 3:23):

- “Mas antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela (dependência, sujeição) da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se”.

- Por outro lado, a “Fé” é o único requisito para o homem contatar Deus em Sua economia no Novo Testamento.

- Pois, (Hebreus 11:6) diz: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele  existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. 

- Outra coisa. A “Lei” está relacionada com a “carne”. Pois (Romanos 7:5) diz: “Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte”.

- Portanto, a “Lei” depende do esforço da carne , isto é, do esforço do “ego”.

- Por outro lado, a “Fé” está relacionada com o “Espírito”, e depende da operação do Espírito , ou seja, a fé depende do Cristo ressuscitado.

- Então, no Antigo Testamento, o “eu” e a “carne” desempenhavam importante papel em guardar a lei.

- Contudo, no Novo Testamento, “Cristo” e o “Espírito” assumem a posição do “eu” e da “carne”. E, a Fé substitui a lei para que vivamos Cristo pelo Espírito.

- Então, Guardar a lei pela carne é a maneira natural do homem.

- Por outro lado, receber o Espírito pela fé é a maneira revelada por Deus, e resulta em vida e glória.

- Conclusão: Devemos, portanto, valorizar a Fé, e não as Obras da Lei.

- Pois, é pelo “ouvir da fé” que recebemos o Espírito como também o “suprimento diário do Espírito” e, assim, podemos viver a vida do Cristo ressuscitado.

- Também, em (Gálatas 3:22-25) vemos um contraste entre “Lei” e “Fé”:
“Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela (dependência, sujeição) da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.
De maneira que a lei nos serviu de aio (ou seja, tomou conta de nós) para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.
Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.

- Muito bem. O que acabamos de ler é que, em determinado momento, a fé veio e foi revelada. E, então, já que a fé veio, não precisamos mais estar debaixo da lei como nosso aio ou seja, como nosso tutor, isto é, como alguém que ainda toma conta de nós.

- Conclusão Final: A “Fé” e a “Lei” não podem coexistir juntas! Pois, antes de vir a fé estávamos sob a lei. Mas, agora que a fé veio e foi revelada, ela substitui a Lei.

- QUE TODOS NÓS, QUE SOMOS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA, POSSAMOS VIVER INTEIRAMENTE POR FÉ E NÃO PELAS OBRAS DA LEI!
QUE TODA HONRA E GLÓRIA SEJAM DADAS A JESUS!



Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
20 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL