O Que Significa o Fermento Dos Fariseus e Dos Saduceus - PARTE 1




- (Mateus 16:5-12) “Ora, tendo os discípulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar pão. E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Eles, porém, discorriam entre si, dizendo: É porque não trouxemos pão. Percebendo-o Jesus, disse: Porque discorreis entre vós, homens de pequena fé, sobre o não terdes pão? Não compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pães para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes? Nem dos sete pães para os quatro mil e de quantos cestos tomastes? 
Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus”.
- Neste texto, Jesus estava admoestando seus discípulos, para terem cuidado com a “doutrina dos fariseus e saduceus”.
- Segundo Ele, essa doutrina era considerada como “o fermento de pão”.
- Obs1.) Para entender melhor o que Jesus estava enfatizando, é importante saber que, naquela época, o fermento que se utilizava para fazer pão era feito com massa velha de pão que fermentava a massa nova. Além disso, aquela velha massa possuía um sabor desagradável e um cheiro fedorento. 
- Obs. 2) Quem eram os Fariseus e os Saduceus ? E qual era a sua doutrina ?
- Muito bem. Os “Fariseus” e os “Saduceus” eram seitas (Uma seita é uma doutrina herética) que, mais tarde tornaram-se em “partidos políticos” dentro da sociedade Judáica. 
- O Farisaísmo era uma das três principais seitas judáicas. Sua doutrina era baseada na Lei de Moisés. Eles criam no “livre arbítrio do homem”, negando assim a soberania de Deus.
- Os Fariseus tinham suas práticas religiosas firmada em “atos externos”. E, com orgulho e hipocrisia se gabavam de seus atos. 
- Veja bem. Quando Jesus disse que Ele tinha vindo para implantar o Reino de Deus dentro de nós , isso, óbviamente os revoltou tremendamente pois, conforme falamos, sua prática religiosa estava baseada apenas na aparência exterior.
- De fato, os evangelhos estão repletos de confrontos entre Jesus e os fariseus. Vejamos, então, alguns exemplos:
- (Mateus 23:1-6) “Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés se assentaram os escribas e fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.
Atam fardos pesados [e difíceis de carregar] e os põem sobre os ombros dos homens, entretanto eles mesmos nem com o dedo querem movê-los. Praticam, porém, todas as suas obras com o fim de serem vistos dos homens;
pois alargam os seus filactérios e alongam as suas franjas. Amam o primeiro lugar nos banquetes e as primeiras cadeiras nas sinagogas”.
- Obs.) “Filactérios” – Um filactério era uma pequena caixa de couro, de formato cúbico, que continha quatro pedaços de pergaminho, nos quais estavam escritos parte dos textos de Êxodo e Deuteronômio. 
- Então, durante a oração um “Filactério” era usado na testa, entre as sobrancelhas, e outro no braço esquerdo, junto ao cotovelo. Eram mantidos em seu lugar por tiras de couro, que os fariseus alargavam para atrair maior atenção sobre si. Neste contexto, Jesus critica não o costume em si, mas o espírito que o corrompeu.
- Por outro lado também, eles alongavam as “franjas” para serem vistos dos homens. Então, segundo (Números 15:38), as “túnicas dos israelitas deveriam ter bordas ou franjas, mas, os fariseus as faziam, desnecessáriamente, largas e longas.
- Conclusão: Tudo o que os fariseus faziam era para “exaltar a carne” e “procurar o reconhecimento dos homens”.

- Vejamos um outro texto: (Mateus 23:13-15) “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando. [Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Porque devorais as casas das viúvas e, para o justificar, fazeis longas orações; por isso sofrereis juízo muito mais severo.] Ai de vós escribas e fariseus, hipócritas! Porque rodeais o mar e a terra para fazer um PROSÉLITO; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós.” 
- Obs.) O que significa: “Devorais as casas das viúvas?” – Os fariseus usavam sua posição como juristas para arranjar pendências (desavenças, rixas) contra viúvas ricas ou para fazer com que lhes legassem (deixar em herança) suas propriedades.
- Obs.) O que era um “Prosélito” ? – Era um pagão que se convertia ao judaísmo. Os fariseus faziam de tudo para converter um pagão e, depois que isto acontecia, jogavam um fardo tremendo em cima deles.
- Observação 1): No próximo “Café Espiritual” falaremos sobre – PARTE 2: O QUE SIGNIFICA O FERMENTO DOS FARISEUS E DOS SADUCEUS - CONCLUSÃO





Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
15 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL