Quem Vos Impediu De Continuardes A Obedecer À Verdade?



- Leiamos, agora, (Gálatas 5: 7-15): “Vós corríeis bem; QUEM VOS IMPEDIU DE CONTINUARDES A OBEDECER À VERDADE? Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. 


Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, porque continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.

Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos (ou seja, se vocês agem como animais ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para que não acabem se matando)”
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- Muito bem. Logo nos (vers.7 - Paulo diz: “Vós corríeis bem; quem vos impediu de condinuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama”.

- Veja só. Depois de elogiar os gálatas por começarem bem a“corrida”, ele pergunta: “Quem os impediu de obedecer à verdade ?” É importante ressaltar que a palavra “verdade”, aqui, não ser refere à “doutrina”, e sim à “realidade em Cristo”.

- Então, continuando, no vers. Paulo diz: ”Esta persuasão não vem daquele que vos chama”.

- Ou seja, a “persuasão” mencionada nada mais é do que uma referência “ao ensinamento dos judaizantes” que desviamassava os gálatas de Cristo para as observâncias da lei. E, essa persuasão não provinha de Deus, que os chamara!

- Aliás, no (vers.9) Paulo prossegue dizendo: “Um pouco de fermento leveda (contamina) toda a massa”.
- O “fermento”, aqui, refere-se aos “falsos ensinamentos dos judaizantes.” (Conforme Mateus 16:12 , o fermento era a doutrina dos fariseus e dos saduceus) .

- E, a palavra “massa”, refere-se a “todos os cristãos coletivamente”. Ou seja, a massa é a Igreja. Então, o “fermento dos fariseus e dos saduceus” nada mais é do que muitos ensinamentos legalistas que tem contaminado a igreja aos longo das gerações.

- Então, continuando seu pensamento, no (vers.10) Paulo acrescenta: “Eu confio de vós, no Senhor, que não tereis outro modo de pensar”. Ou seja, Paulo estava confiante, em Deus, de que eles não teriam outro modo de pensar, isto é, continuar a seguir as “observâncias da lei”.

- E, para completar seu pensamento, no (vers.11) Paulo diz: “Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo está desfeito o escândalo da cruz”.

- Este mesmo versículo, na Bíblia Viva diz: “Porém eu, irmãos, se continuo a anunciar que a circuncisão é necessária, porque é que sou perseguido? Se eu anunciasse isso, então a minha pregação a respeito da cruz de Cristo não causaria dificuldade a ninguém”.

- Ora, a “circuncisão na carne” prefigurava a “eliminação da carne do homem”. A cruz, entretanto, é a “realidade” disso!
- O que estava acontecendo era que os judaizantes se esforçavam para conduzir os gálatas de volta à sombra, aos símbolos. Mas, Paulo, lutava para mantê-los na realidade!

- A “circuncisão” (que significa “cortar em volta”) era um símbolo da cruz de Cristo. A circuncisão simboliza o cortar da carne.

- Mas, o verdadeiro “cortar da carne” não foi feito no prepúcio do homem, mas, foi realizado na cruz do Calvário.

- Na verdade, a cruz é o cumprimento e a realidade da tipologia da circuncisão. Os judaizantes insistiam em continuar a prática da circuncisão embora Cristo já tivesse sido crucificado na cruz.

- Conclusão: Uma vez que Cristo foi “circuncidado, isto é, cortado na cruz”, já não é mais necessário a prática da circuncisão na carne do prepúcio do homem!

- A seguir, nos (vers. 10 e 12) Paulo usou palavras duras acerca dos judaizantes que perturbavam os gálatas. No (vers.10) ele diz: “Aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá condenação”.

- Essa frase é equivalente a uma maldição. Aliás, no (capítulo 1 de Gálatas) ele usou a palavra “anátema”, que significa “amaldiçoado”, dizendo que quem pregasse outro evangelho além do que os gálatas receberam, devia ser amaldiçoado (Gal.1:9).

- Da mesma forma, aqui no (capítulo 5), Paulo está afirmando que “quem perturbava os gálatas, sofreria “condenação”, fosse quem fosse.

- E, no (vers.12) ele diz algo mais enfático ainda: “Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia”.

- Em outras palavras, Paulo desejava que os judaizantes, que perturbavam os gálatas insistindo na circuncisão, cortassem não só o próprio prepúcio, mas até mesmo a si próprios.

- Em português claro, ele disse: “Os que vos perturbam deveriam cortar não só um pedaço da carne do corpo; mas deveriam cortar-se a si mesmos!".

- Com certeza os judaizantes ficaram furiosíssimos com esta palavra de Paulo, a ponto de querer matar a Paulo.

- Mas, no (vers.13) Paulo diz: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”.

- Vemos, aqui, o equilíbrio de Paulo na questão da liberdade. Pois, por um lado, ele nos diz que fomos chamados à liberdade; por outro, adverte-nos a não usar (ou abusar) a liberdade para dar ocasião à carne.

- Ou seja, embora sendo livres precisamos ser limitados no exercício da nossa liberdade. Pois, liberdade sem limites sempre resulta em cair na carne.

- Paulo percebeu que os gálatas, que tinham sido desviados, poderiam retornar à liberdade e começar a usá-la de maneira errada.

- Os gálatas poderiam achar que, já que não estavam mais debaixo de nenhum jugo, eles estariam livres para fazer o que lhes agradasse. Por isso Paulo os exortou a não usar mal a liberdade.

- Conclusão: De fato, os gálatas estavam realmente livres do jugo da escravidão da lei; mas, por outro lado deveriam cuidar dos outros e serví-los em amor. Por isso, ele disse: “antes, sede servos uns dos outros, pelo amor”.

- Finalmente, no (vers.14), ele conclui dizendo: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

- Enfim, o mais importante de tudo na vida espiritual é que precisamos cuidar de nós mesmos e dos nossos irmãos na fé, e não da prática da lei!

QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS QUE NOS LIBERTOU DO “JUGO DA RELIGIOSIDADE, NOS LIBERTE DO FERMENTO DOS FARISEUS E DOS SADUCEUS, PARA QUE POSSAMOS AMAR, DE FATO, JESUS E AOS IRMÃOS DE MANEIRA PLENA, E QUE O SENHOR ESTEJA COM O TEU ESPÍRITO!








Pastor Júlio Lima Nogueira
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MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
28 de agosto de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




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