Duas Maneiras De Se Conhecer O Jesus Ressuscitado



MARIA MADALENA VIU JESUS, MAS NÃO RECONHECEU QUE ERA ELE


- Muito bem. Para confirmar esta verdade, leimos (2 Coríntios 5: 16): “Assim que, nós, daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne; E, SE ANTES CONHECEMOS CRISTO SEGUNDO A CARNE, JÁ AGORA NÃO O CONHECEMOS DESTE MODO”.

- Muito bem. Desde a ressurreição de Jesus até os dias de hoje, existem dois caminhos diferentes pelos quais as pessoas podem conhecê-Lo. 

- Alguns O conhecem “segundo a carne”, ou seja, durante os três anos e meio de seu ministério terreno, isto é, como o Jesus-Homem que veio para cumprir a Lei e também para morrer. 

- E outros O conhecem como “Jesus, o Espírito de Vida”, que veio para dar vida.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL








- Para entendermos melhor essa diferença falaremos, primeiramente, sobre MARIA MADALENA. Veja só, quando ela ficou chorando ao lado do túmulo onde Jesus tinha sido sepultado, ela se deteve e olhou para dentro dele e viu dois anjos que lhe perguntaram porque ela estava chorando.

- Depois disto, a Palavra diz o seguinte, em (João 20: 14): “...Tendo dito isto (ou seja, Maria Madalena) voltou-se para trás e VIU JESUS em pé, MAS NÃO SABIA QUE ERA JESUS”. 

- Veja bem. Como pode acontecer que ela, antes O conhecera tão profundamente mas, agora, não O conhecia ? 

- A resposta é simples, mas profunda: Porque aquele Jesus que ela conhecera tão de perto fora crucificado, e PASSOU DA MORTE PARA À RESSURREIÇÃO. Ou seja, ELE PASSARA DA MORTE PARA A VIDA. 

- Na verdade, ESTE JESUS RESSUSCITADO NÃO PODIA MAIS SER VISTO E CONHECIDO SEGUNDO A CARNE. Mas, AGORA, Ele só podia ser “CONHECIDO COMO O JESUS RESSUSCITADO, isto é, COMO O ESPÍRITO DE VIDA! 

- Então, quando Maria Madalena ficou olhando para Jesus com um inconsolável olhar de pesar, Jesus lhe perguntou: (vers. 15): “Mulher, por que choras? A quem procuras?”.

- Na verdade, os OLHOS de Maria Madalena O HAVIAM VISTO, contudo falharam em DISCERNIR que ERA JESUS.

- Neste momento, seus ouvidos ouviram sua voz, mas seu coração e sua mente nada registraram. Pois, ALGO HAVIA ACONTECIDO COM JESUS. AGORA, ELE ERA UM JESUS DIFERENTE!

- O que aconteceu foi que Maria Madalena PRECISAVA DE REVELAÇÃO PARA ENCHERGAR JESUS DE UM MODO DIFERENTE ou seja, DE UM MODO NOVO!

- No (vers. 16) vemos que Jesus, então, dirigiu-se a ela, CHAMANDO-A PELO NOME pois, quando Ele disse: “MARIA”, houve um reconhecimento imediato por parte dela e, segundo o texto ela disse: “Rabôni (que quer dizer MESTRE)”.

- O que aconteceu foi que JESUS SE REVELOU A MARIA CHAMANDO-A PELO SEU NOME. Ou seja, de uma maneira intelectualmente indefinível, JESUS “SOPROU NO ESPÍRITO DE MARIA” o CONHECIMENTO e o CONVENCIMENTO DE QUE ELE ERA O MESMO JESUS QUE ELA CONHECIA TÃO BEM. ISSO É QUE É REVELAÇÃO!!!!

- Portanto, “REVELAÇÃO” NÃO É algo que se recebe mediante o ouvido, nem pelos olhos e nem mesmo pela percepção da mente.

- Mas “REVELAÇÃO” É recebida de uma MANEIRA MISTERIOSA DENTRO DO NOSSO ESPÍRITO, pois está muito além dos olhos, dos ouvidos e da mente humana. 

OS DOIS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAÚS VIRAM A JESUS, MAS TAMBÉM NÃO O RECONHECERAM.

- Este relato se encontra em (Lucas 24: 13 – 35). Para ganhar tempo, conforme o texto, dois discípulos que estavam a caminho de Emaús, também ouviram notícias de que Jesus havia ressuscitado.

- E, enquanto estavam eles conversando a respeito deste fato, o Senhor Jesus se aproximou deles, MAS ELES NÃO O RECONHECERAM. 

- Conforme o (vers.16): “Os seus OLHOS, porém, estavam COMO QUE IMPEDIDOS DE O RECONHECER. 

- Então Jesus “USOU AS ESCRITURAS” e começou a falar sobre Moisés, discorrendo sobre os Profetas a respeito do que eles falavam sobre Jesus, o Messias (vers.27).

- Na verdade, mesmo usando as ESCRITURAS, nenhuma luz os iluminou. Eles ouviam as palavras que Jesus falava, compreendiam estas palavras e, até mesmo eram tocados por elas. 

- Pois, conforme diz o (vers.32): “E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando, ele, pelo caminho, nos falava, QUANDO NOS EXPUNHA AS ESCRITURAS?”

- Apesar de tudo isso, OS DOIS DISCÍPULOS NÃO RECONHECERAM QUE ERA JESUS MESMO QUEM FALAVA COM ELES.

- Isto nos leva a uma verdade muito importante: ENSINAMENTO DAS ESCRITURAS É DIFERENTE DE REVELAÇÃO! 

- Pois OS DOIS DISCÍPULOS COMPREENDIAM OS ENSINAMENTOS ACERCA DE CRISTO mas, ainda assim, NÃO SABIAM QUEM ELE ERA. 

- Finalmente, ao chegarem ao seu destino, convidaram a Jesus para entrar na casa a fim de ceiarem. Como diz o (vers.30- 31): “E, aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo partido, lhes deu; ENTÃO, SE LHES ABRIRAM OS OLHOS, E OS RECONHECERAM; mas ele desapareceu da presença deles”.

- Aqui, vemos também uma outra verdade: Muitas pessoas têm lido a Palavra de Deus a ponto de estarem muito familiarizadas com as verdades concernentes a Cristo.

- Contudo, ainda assim lhes falta o conhecimento Dele; CONHECIMENTO ESTE QUE SÓ VEM MEDIANTE O ILUMINAR INTERIOR, ou seja, FALTA ILUMINAÇÃO DENTRO DO SEU ESPÍRITO!

- Na verdade, para conhecermos a Cristo espiritualmente, é necessário QUE ELE ABRA OS OLHOS DO NOSSO CORAÇÃO. Temos de perceber que não é só lermos a Bíblia mas precisamos, acima de tudo, ter também revelação da mesma. 

- A esta altura, para confirmar esta verdade, leiamos ( Efésios 1: 17- 18): “...(Paulo diz): para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, VOS CONCEDA ESPÍRITO DE SABEDORIA E DE REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DELE, ILUMINADOS OS OLHOS DO VOSSO CORAÇÃO (ou seja, os olhos do nosso espírito)...”

- Em outras palavras, ter somente conhecimento bíblico intelectual, não significa que eu conheço ao Senhor mas, o verdadeiro conhecimento é conhecê-lo do interior!

- Conclusão: Precisamos orar e invocar muito ao Senhor Jesus, para que o Espírito de Deus nos REVELE SEU FILHO EM NÓS, DE MODO QUE TENHAMOS CLAREZA INTERIOR (NO NOSSO ESPÍRITO), ou seja, QUE O CONHEÇAMOS NO ÍNTIMO, sem a menor sombra de dúvida.

- A verdade é que, quase sempre, CONHECEMOS A JESUS EXTERIORMENTE, E NÃO INTERIORMENTE. Ora, o que estamos afirmando é que A REVELAÇÃO VERDADEIRA É UM CONHECIMENTO INTERIOR! QUE O SENHOR TE ILUMINE PARA COMPREENDERES MELHOR QUEM ELE É E O QUE ELE DESEJA LHE FALAR PESSOALMENTE, A FIM DE QUE VOCÊ RECEBA MAIS DA SUA VIDA!

- Pois, como lemos no início, em (2 Coríntios 5: 16): “Assim que, nós, daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne; E, SE ANTES CONHECEMOS CRISTO SEGUNDO A CARNE, JÁ AGORA NÃO O CONHECEMOS DESTE MODO”.



Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
06 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL