Fuja Da Fornicação – “A finalidade de Deus no casamento, “O papel da esposa e o papel do marido”, “As Circunstâncias que podem enredá-lo”, “Satanás começa a preparar sua armadilha” e, finalmente, “Fechando a Armadilha” - PARTE 2



A FINALIDADE DE DEUS NO CASAMENTO

- Em (Genesis 2:18) Deus diz: “Não é bom que o homem fique sozinho. Vou fazer uma companheira para ele, uma auxiliadora à altura dele”.

- Deus ordenou o casamento porque um homem e uma mulher estão incompletos um sem o outro. Cada um deles precisa ser um auxiliador (a) para que ambos possam sobreviver aos ataques que vêm de fora.

- Pois, em (Eclesiaste 4:9-11) lemos: “Melhor é serem dois do que um…Se um cair o outro o ajuda a levantar-se; ai, porém, do que estiver só…um sozinho pode ser atacado e derrotado, mas dois juntos podem defender-se melhor…”

- Isto descreve, na verdade, a intenção de Deus para o casamento, isto é, um dando apoio para que o outro possa levantar-se, enfim, um ajudando o outro.

- Quando Deus fez a mulher para o homem, foi para que ela fosse uma auxiliadora. Mas, infelizmente, em vez de Eva auxiliar Adão a cumprir os desígnios de Deus, ela auxiliou-o a cair.

- O diabo encontrou em Eva uma ajudante. Como ele não pôde destruir Adão diretamente, ele trabalhou através do “auxílio” da mulher. Eva era uma ajudante. Mas, ela auxiliou os desígnios do diabo em vez dos desígnios de Deus.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Muitas vezes fico me perguntando, com que frequência maridos neutralizam os ministérios de suas esposas e, esposas neutralizam o ministério de seus esposos tornando-se, por suas próprias razões egoístas “auxiliadores” de satanás sem o saber.

O PAPEL DA ESPOSA E O PAPEL DO MARIDO

- Na sua primeira epístola, Pedro escreve extensamente acerca do relacionamento matrimonial dos cristãos (1 Pedro 3). É interessante que quando a Bíblia trata do casamento, quase sempre começa com o papel e a responsabilidade da esposa, passando a seguir a tratar do papel do marido.

- Certamente, isto se dá porque “a mulher (Eva) sendo enganada, caiu em transgressão”, conforme lemos em (1 Timóteo 2:14- 15):

- “E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação com bom senso”.

- Portanto, existe algum fundamento para a idéia de que a mulher tem a responsabilidade prioritária de agir corretamente no matrimônio.

- Se ela o fizer, isto poderá assegurar um lar mais positivo e mais harmonioso, no qual os desígnios de Deus terão maior probabilidade de serem cumpridos.

- Se ela não o fizer – a vontade do diabo pode prevalecer, como se deu com Eva. O diabo, trabalhando através de Eva, neutralizou o chamamento e o ministério de Adão, e este fracassou.
Por outro lado, homem algum deve utilizar este conceito como desculpa de seus próprios erros, ou de sua falha ao assumir suas responsabilidades no casamento. Na verdade, o homem tem responsabilidade igual ou maior do que a mulher.

- (1 Pedro 3:7-9) “Vocês maridos, devem ser cuidadosos com as suas esposas, estando atentos às necessidades delas e respeitando-as como o sexo mais frágil (emocionalmente falando); lembrem-se que vocês e suas esposas são companheiros ao receberem as bênçãos de Deus, e se não as tratarem como devem, as orações de vocês não terão uma resposta pronta…” Vocês devem ser… cheios de simpatia uns pelos outros, amando-se uns aos outros, com corações ternos e mentes humildes. Não paguem mal por mal. Não retribuam àqueles que dizem coisas desairosas sobre vocês. Em vez disso, orem para que Deus ajude…pois devemos ser bondosos para com os outros, e Deus nos abençoará por isso”.

- O marido e a esposa devem compartilhar a responsabilidade de manterem um ambiente de amor e de carinho no lar. Ela, com seu espírito submisso e manso. E, ele, tendo a responsabilidade de prover as necessidades financeiras, emocionais e práticas dos membros da família.

CIRCUNSTÂNCIAS QUE PODEM ENREDÁ-LO

- Veja bem. Quando a harmonia do casamento é interrompida, o auxílio e encorajamento que o homem deveria receber da mulher, desaparecem. Surgem então sentimentos de rejeição, de insegurança e de fracasso.

- A esta altura, os cônjuges tornam-se vítimas fáceis para satanás.

A situação imaginária que apresento a seguir, é um exemplo frequente:

- Você é um pastor ou mesmo um membro comum, e Deus começa a abençoá-lo. O seu ministério amplia-se e cresce. Eventualmente será necessário dedicar mais tempo às necessidades da igreja. O problema tende a surgir mais depressa para aqueles que não sabem gerir bem o tempo de maneira correta, ou porque não sabem delegar responsabilidades. Muito bem. Aí, então, ocorre que você está cada vez mais ocupado e, aos poucos, passa a ter menos tempo para ficar em casa. E, o tempo que passa em casa também não é mais tão repousante quanto era antes. Você está constantemente preocupado com as coisas do ministério ou, talvez, está pensando muito a respeito de planos para um evangelismo mais eficaz ou para um ensino mais proveitoso da Bíblia.

AÍ, ENTÃO.....SATANÁS COMEÇA A PREPARAR SUA ARMADILHA

- OU SEJA, você tem uma nova sensação de satisfação pelo que está acontecendo no seu ministério. Isto não é de estranhar, pois Deus fez o homem para que este encontre grande parte de sua satisfação pessoal através do trabalho para o qual Ele o chamou. Consequentemente, à medida em que você vê que Deus o está usando cada vez mais, maior satisfação pessoal no seu trabalho você obterá.

- Obs.) De modo geral, isto não se dá com as mulheres. Embora uma mulher certamente obtenha muita satisfação no seu trabalho, terá maior satisfação em ser amada e cuidada por seu marido.

- Continuando: Por outro lado, enquanto você (marido) fica cada vez mais envolvido em seu empolgante ministério. Entretanto, alguns perigos sérios começam a surgir. Na verdade, existem ocasiões em que trabalhar mais é inevitável, pois suas responsabilidades de pastor ou de lider o exigem.

- Entretanto, o orgulho pode começar a ter uma influência sutil nesta mudança de seu horário. Você pode começar a considerar-se indispensável para o sucesso de seu ministério, achando que a igreja ou seu ministério específico, não pode funcionar sem você.

- Mas, a verdade é que se você tiver falhado no seu trabalho de treinar e preparar outros para ministrarem, começará, então, a tomar para si mais serviço do que um homem sozinho pode executar.

- Este é o momento no qual você atravessa uma linha muito delicada, pois Deus o está usando, e isto faz com que o orgulho apareça. Na verdade, você fica iludido acreditando ser a fonte de seu sucesso. Neste momento, você passa a orgulhar-se de estar super-ocupado, acreditando, cegamente, na sua importância pessoal e no seu suposto destaque.

- Enquanto isso, sua situação doméstica começou a modificar-se. Conforme falamos, você não somente está passando menos tempo em casa, como também o tempo em que lá está, não tem mais a mesma qualidade de antes.

- A partir deste momento, você não percebe que sua esposa não está mais tão feliz quanto era antes. Então, sua comunicação com ela se tornou bastante superficial. Ora, no início do seu casamento você a amava muito e demontrava bastante esse amor. Agora, você sente que a posição dela tornou-se secundária em algumas partes da sua vida.

- Outra coisa. Um dia, quando você chega em casa, sua mulher está zangada e queixosa e fica fazendo exigências de você. Se ela é do tipo quieto, poderá ficar retraída e pode começar a ficar amuada. Mas ela deseja mais tempo e atenção da sua parte.

- Entretanto, você não percebeu, mas o seu ministério e o lugar de liderança que tinham sido a alegria de ambos, tornaram-se os rivais e inimigos dela. Ela sente que precisa competir com o seu ministério. Mas você poderá pensar: “ela está rejeitando a vontade de Deus!”

- Embora você tente demonstrar bondade e amor, seu casamento, daí em diante, está prestes a deteriorar-se. Você passa a sentir que sua mulher tornou-se um adversário, fazendo exigências irrazoáveis e lhe dando ultimatos injustos. Ela parece estar dizendo: “Ou eu ou o seu ministério!”

- Obs.) Veja bem. Uma esposa compreensiva perceberia o que está acontecendo. Ela tentaria tranquilizar o seu marido a respeito do seu amor e apoio. Aí, então, explicaria o quanto está magoada e invocaria a compreensão do marido em relação às suas necessidades.

- Mas, infelizmente, a esposa geralmente está magoada demais para usar o raciocínio. Em vez disto, ela reage com muita raiva e acaba se sentindo rejeitada, o que acaba piorando a situação. Enfim, parece que ela virou-se contra você.

- Continuando: O pior de tudo é que, neste momento, é claro que o relacionamento sexual começa também a deteriorar-se. Você não se sente mais seguro ou necessário em casa. O seu lar não é mais o paraíso que costumava ser, e já não é tão mais divertido estar lá. Embora isto cause mágoa, você pode evitá-la, dedicando-se cada vez mais ao seu ministério.

- Contudo, logo você descobrirá que nem mesmo a satisfação que obtém no seu trabalhono ministério alivia a sensação de ter sido rejeitado pela sua esposa. A sua insegurança aumenta, e você sente-se infeliz com a situação em geral e, mais uma vez, uma armadilha satânica é preparada.

- Então, à medida em que sua situação doméstica piora, algo subconscientemente começa a acontecer. A rejeição da sua esposa feriu o seu orgulho, mas você tem dificuldade em perceber que ajudou a criar o problema. Nesta hora, você não consegue admitir que é o principal responsável por tudo. Por isto, você põe a culpa na falta de compreensão de sua esposa.

- Você pode até sentir que ela não o ama mais. Pois você está magoado. E, por isso, precisa ser tranquilizado. Você sente, subconscientemente, a necessidade de reafirmar-se como homem e de provar que a rejeição de sua mulher – como você vê – não anulou a sua masculinidade.

Muito bem. Como um líder de igreja, você se dedica muito ao aconselhamento. Durante estes períodos prolongados de ministério, as pessoas partilham muitos problemas íntimos com você. Muitas destas pessoas são mulheres. 


AÍ, ENTÃO FECHA-SE A ARMADILHA

- Numa noite fatídica, ALGO acontece! Por várias vezes você tem aconselhado à uma jovem de sua congregação. Embora ela seja uma das pessoas espirituais na igreja, ela vem sofrendo, há muito tempo, as consequências de um casamento prematuro e desastroso, com um marido descrente e, quem sabe, alcoólatra.

- Ela procurou aconselhamento com você, porque precisa de alguém que a ajude a edificar sua fé e a continuar a amadurecer, apesar da sua situação doméstica insuportável. Pois o seu aconselhamento trouxera-lhe muita paz e ajuda.

- Criou-se um relacionamento de tanta confiança, que vocês chegaram até a compartilhar algumas de suas mágoas e problemas. Em suas conversas com ela, você verificou que ela é uma pessoa muito compreensiva…mais até do que sua mulher.

- Provavelmente sua situação doméstica esteja especialmente penosa nos últimos dias ou, talvez você esteja se ressentindo da rejeição de sua mulher, mais do que o costume. Seja lá o for, o inesperado acontece: Um contato descuidado ou um olhar tenro e compreensivo comunica afeição mal compreendida e, aí então, as emoções entram em jogo.

- Você está desprevenido, sózinho e desprotegido. Satanás fecha a armadilha e, de repente, vocês estão nos braços um do outro. Este torna-se o primeiro de vários encontros adúlteros. Você caiu, então, em pecado sexual!

- Muito bem, amados! Esta história que acabamos de relatar é, na verdade, imaginária. Contudo, em muitos aspectos, ela baseia-se em histórias verdadeiras contadas por pastores e líderes de igrejas que sacrificaram o trabalho de vidas inteiras numa relação sexual confusa, gratuita e fugidia.

- Muito embora os detalhes possam não estar completamente precisos, o princípio é verdadeiro. A verdade, no entanto, é que isto pode acontecer com qualquer um que não tome cuidado.

QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS POSSA NOS ILUMINAR A FIM DE PODERMOS FICAR LIVRES DAS ARMADILHAS QUE O DIABO APRESENTA.

Obs.) ( No “Café Espiritual”de amanhã, abordaremos a PARTE 3 – FUJA DA FORNICAÇÃO, abordando os seguinte assuntos: “Qual é o nosso relacionamento mais importante” e, “Algumas Advertências Importantes”.



Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
10 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL