Fuja Da Fornicação: “Uma Maré de Imoralidade”, “As Causas da Imoralidade” e “O casamento inseguro e a fraqueza moral” - PARTE 1



INTRODUÇÃO

- As oportunidades de servir a Deus em posição de liderança, nunca foram tão grandes quanto hoje em dia. Estamos no limiar da “colheita final” quando mais almas serão colhidas para o Reino de Deus, mais do que o foram desde o dia de Pentecostes.

- Por esta razão, NOS PRÓXIMOS QUATRO “CAFÉ ESPIRITUAL” abordaremos, com detalhes, este assunto tão urgente a fim de ajudar líderes, pastores e membros do Corpo de Cristo.

- Muito bem, Deus está à procura de homens que estejam dispostos a desistir das “coisas próprias de menino” deste mundo. Na verdade, Jesus oferece o “jugo de uma vida disciplinada” para os que estejam dispostos a entrar no rol de Seus “homens valorosos”.

- Importante: Mais homens fracassam, depois de chegarem à liderança, do que durante a preparação para a mesma.

- Na verdade, as forças malignas procuram destruir todo aquele que estiver em posição de liderança cristã, encontrando um aliado na nossa natureza carnal.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Mas, a medida em que Deus treina homens e mulheres para se manterem vitoriosos na posição de liderança, Ele também os equipa para travarem e vencerem a batalha contra satanás.

- Apesar disto, muitos cedem às tentações morais e aumentam o rol de perdas nas batalha pelo Reino. Portanto, nossa finalidade nesta meditação é mostrar como é possível evitar esta tragédia desnecessária, e explicar um princípio crucial para a sobrevivência dos homens.

UMA MARÉ DE IMORALIDADE

- Na realidade, a contaminação moral tem sido quase sempre a causa do fracasso de muitos líderes cristãos, mas nunca foi um problema da envergadura que está ocorrendo hoje em dia.

- Os ataques à família e ao relacionamento matrimonial nunca foram tão intensos como nos dias de hoje. O rádio, a televisão, os jornais e as revistas do mundo proclamam uma moralidade que justifica o adultério, a fornicação e a homossexualidade.

- Por exemplo, pecados que em séculos passados destruíram nações e civilizações são agora exaltados como sendo os sistemas de vida modernos e libertadores.

- Em alguns países, a literatura erótica está á venda em diversos lugares que até crianças inocentes podem adquirí-la. Isto sem falar na Internet, que é fonte inesgotável de muita sujeira.

- Uma maré de contaminação moral invadiu a Terra. A profecia de Paulo, de que os homens nos últimos dias perderiam a “AFEIÇÃO NATURAL”, foi cumprida.

- De fato, grande parte do mundo faz troça do casamento e prega a coabitação e a promiscuidade sexual. Pessoas descrentes, pertencentes aos meios de comunicação, apresentam a imoralidade sexual como sendo algo muito normal.

- A Bíblia, entretanto, mostra que o único sistema de vida normal é o de marido e esposa vivendo em fidelidade matrimonial.
- Então, tudo isto aumenta as pressões que incidem sobre o líder cristão. Por causa da sua posição, este encontra-se em situações que o expõe à tentação sexual e ao fracasso. A deteriorização dos padrões morais torna-o ainda mais vulnerável.

AS CAUSAS DA IMORALIDADE

- Veja bem, muitas vezes, a queda no adultério indica falta de amor-próprio adequado. A insegurança pessoal (falta de fé e de confiança em Deus) é a raiz de muitos desvios da conduta sexual.

- Alguns homens acham que precisam demonstrar que são desejáveis ao sexo oposto, “namorando” a imoralidade. Este “namoro” muitas vezes leva a um longo e trágico deslizamento para a fornicação.

- Na verdade, se não estamos seguros de quem somos, ou mesmo do nosso chamamento, cairemos por causa do orgulho e da ânsia de destaque.

- O que acontece é que tentamos compensar as nossas deficiências, vangloriando-nos e dizendo coisas que achamos que nos tornarão mais importantes aos olhos dos outros. Pare por um instante e pense nisto!

O CASAMENTO INSEGURO E A FRAQUEZA MORAL

- Assim como o orgulho, a vulnerabilidade moral origina-se da insegurança pessoal, sendo esta, porém, devido à insegurança no nosso relacionamento matrimonial.

- Não há mistério no por quê um homem ou uma mulher de Deus cai em pecado sexual. Isto se repete muitas vezes, geralmente pelas mesmas razões. Raros são os pecados que, através da Bíblia, são mencionados com igual frequência.

- Salomão, em seus escritos, fala ao jovem previnindo-o para tomar cuidado nos seus relacionamentos com as mulheres. Por outro lado, Paulo, fala da necessidade de ter-se um relacionamento carinhoso e cheio de amor com a esposa, a fim de evitar a fornicação.

- Vejamos o que Paulo nos diz em (1 Coríntios 7:1-7) :

“Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher; mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido. O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que satanás não vos tente por causa da incontinência (pessoa imoderada em sensualidade).
E isto vos digo como concessão e não por mandamento. Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro”.


- Na verdade, muitos pastores, líderes e irmãos continuam a deixar de seguir estes conselhos práticos, e acabam “caindo de cabeça” na armadilha de satanás. Trágicamente, isto está acontecendo numa época em que as searas do mundo estão precisando de mais homens que permaneçam firmes para fazerem a grande e última colheita de almas para Jesus.

- O que desejamos enfatizar é que a vontade de Deus é que o homem viva fielmente com uma única esposa. E, qualquer transgressão disto é pecado.

- A Bíblia, no entanto, nos ensina que acharemos grande alegria, contentamento e satisfação num relacionamento matrimonial corretamente mantido.

- Pois Deus fez o homem e a mulher para que encontrem dentro do casamento o laço emocional, a comunhão e a satisfação que almejam ter.

- Ao contrário, não há contentamento nem satisfação na fornicação ou no adultério. Ambos trazem temor, culpa, vazio e desapontamento.

- O laço do amor e o compromisso de aliança que se encontram num casamento consagrado, é que realmente traz a satisfação que é negada ao adúltero e ao fornicador.

- Preciso salientar também que somente um relacionamento matrimonial corretamente mantido traz a satisfação plena. Isto não se dá num casamento cheio de brigas e amarguras. Satanás prepara fácilmente sua armadilha para líderes que deixam de cuidar, adequadamente, das necessidades de uma vida segura no lar.

QUE O ESPÍRITO SANTO TE ILUMINE, DANDO-LHE SABEDORIA E DISCERNIMENTO PARA QUE VOCÊ SEJA REALMENTE ABENÇOADO NO SEU CASAMENTO E NO SEU MINISTÉRIO!

Obs.: No Café Espiritual: “PARTE 2 – FUJA DA FORNICAÇÃO” falaremos sobre: “A finalidade de Deus no casamento”, “O papel da esposa e o papel do marido”, “As Circunstâncias que podem enredá-lo”, “Satanás começa a preparar sua armadilha” e, por último, “Fechando a Armadilha”).



Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
09 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL