Porque Davi Foi Um Homem Segundo O Coração De Deus ? - Parte 1



- Veja bem. Quando pensamos em Moisés, lembramos da Lei. Quando pensamos em Daví, lembramos de “um homem segundo o coração de Deus”.

- Aliás, em (1Samuel 13:13-14) Deus falou através do profeta Samuel que Ele estava procurando um homem que lhe agradasse, já que o rei Saul não O colocava em primeiro lugar na sua vida.

- Vejamos o que diz o texto: “Então, disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente em não guardar o mandamento que o Senhor, teu Deus, te ordenou; pois teria, agora, o Senhor confirmado o teu reino sobre Israel, para sempre. Já agora não subsistirá o teu reino. O Senhor buscou para si um homem que lhe agrada e já lhe ordenou que seja príncipe sobre o teu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou”.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Então, em (Atos 13:22) lemos que Deus “achou” este homem, ou seja, Davi, pois ele faria “toda” a vontade de Deus. Leiamos, portanto o texto:

- “E, tendo tirado a este,(Saul) levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.”

- Na verdade, precisamos descobrir porque Daví recebeu este título de “um homem segundo o coração de Deus”.

1) DAVI ERA UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS, PORQUE ELE ERA UM “HOMEM DE GUERRA”, OU SEJA, “UM HOMEM DE LUTA”

- Veja bem. Dentre as muitas qualidades na vida de Davi que fez dele “um homem amado por Deus”, a primeira delas que desejamos enfatizar é que ele era um homem de “guerra”.

- Pois bem. Como “homem de guerra”, lemos em (1 Samuel 16:18) o seguinte:

- “Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o Senhor é com ele.”

- Leiamos também (1 Cronicas 22:7-8) “Disse Davi a Salomão: Filho meu, tive intenção de edificar uma casa ao nome do Senhor, meu Deus. Porém a mim me veio a palavra do Senhor, dizendo:Tu derramaste sangue em abundância e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome, porquanto muito sangue tens derramado na terra, na minha presença”.

- Portanto, uma das características na vida de Davi era o seu conflito com os inimigos. Ele era um “homem de guerra”.

- Mas, como podemos perceber, embora fosse uma qualidade positiva, por outro lado ela tinha um aspecto negativo, pois Deus não permitiu que Davi edificasse uma casa permanente para Ele por causa de ter ele derramado muito sangue.

- Mas, em (Salmo 139: 21-22) vemos um aspecto muito interessante, pois, para Davi, os inimigos de Deus eram também seus inimigos. Ou seja, se alguém não amasse a Deus, Davi tampouco poderia amar esta pessoa!

- Vejamos o que diz o texto: “Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato”.


- Talvez isto possa soar de uma maneira muito estranha. Pois, às vezes, pensamos que Deus é somente amor e que o evangelho é somente graça e aceitação, não existindo algo como ódio perfeito.

- Contudo, precisamos ver este lado da natureza de Deus num homem que era segundo o Seu coração.

- Veja só. Metade dos Salmos que se encontram na Bíblia foram escritos por Daví. E, a palavra “inimigo” aparece mais ou menos uma centena de vezes, além de outros sinônimos.

- Então, a linguagem que é usada em relação a estes inimigos pode até nos causar espanto e dúvidas, se não entendermos o que significam estes inimigos.

- Na verdade, precisamos entender que Deus usa personagens e objetos visíveis no Velho Testamento para nos mostrar verdades espirituais.

- De fato, , os inimigos de Daví eram pessoas reais. Contudo, para nós hoje, eles simbolizam os nossos “inimigos espirituais”.

- Então, na verdade, hoje, os nossos inimigos são os “demônios”, ou seja, são todos os “seres espirituais malígnos” que estão lutando contra os objetivos de Deus.

- Por outro lado, a outra maneira de aplicar esta simbologia é dizer que os nossos inimigos são também “o mundo” e a “carne”.

- Sendo assim, podemos classificar os inimigos de Daví em 4 categorias:

- 1) “os filisteus”- Estes eram inimigos contra os quais Davi lutava, especialmente nos dias de Saul. Eles representavam os “eus”, isto é, “as obras da carne” .

- 2) “a casa de Saul” – Depois que Davi foi ungido o próximo rei de Israel, Saul começou a perseguí-lo. “Saul” é, portanto, uma figura de “justiça própria”, “amor próprio” e também simboliza o “sistema religioso que tem aparência de servir a Deus, mas cujo coração está longe Dele”.

- Veja bem. Nesta luta de Davi contra estes inimigos, Deus sempre concedeu vitória em seu favor, sem que Davi tivesse de contar com a sua força natural .

- 3) “Os gigantes e outras nações” – Estes inimigos contra os quais Davi lutou depois de ser coroado Rei de Israel, representam os “exércitos de satanás” que procuram impedir o estabelecimento do reino de Deus.

- 4) “Os da sua própria casa” – “Absalão” – Este era filho de Davi. Isto representa “traição”, “facção” e “divisão” dentro do Corpo de Cristo.

- Neste caso, Davi também não usou métodos naturais para vencer este “inimigo”. Isto porque a guerra foi resultado da sua própria carnalidade.

- Conclusão: Davi aprendeu durante toda sua vida como lutar contra estes inimigos, usando a estratégia certa para cada caso. Portanto, devemos aprender com Davi a “amar” os nossos inimigos, mas “odiar” os inimigos de Deus.

- Devemos, no entanto, lutar em primeiro lugar, contra aqueles inimigos que atuam em “nossa própria carne.”

- Na verdade, Deus não quer pessoas “molengas” ou “mornas”. Ele procura pessoas com “paixão intensa”.

- Vejamos, agora, alguns exemplos da sua ira contra os inimigos:

- 1) (Salmo 3:7) “Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes”

- 2) (Salmo 21: 8-12) “A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra apanhará os que te odeiam. Tu os tornarás como em fornalha ardente, quando te manifestares; o Senhor, na sua indignação os consumirá, o fogo os devorará. Destruirás da terra a sua posteridade e a sua descendência, de entre os filhos dos homens. Se contra ti intentarem o mal e urdirem intrigas, não conseguiráo efetuá-los; porquanto lhes farás voltar as costas e mirarás o rosto deles com o teu arco”.

- Muito bem. Se quisermos ser pessoas segundo o coração de Deus, é certo que teremos muitos inimigos. Todavia, precisamos saber como lutar contra eles.

- Para tanto, precisamos de ter “discernimento espiritual” para sabermos usar as nossas armas espirituais, não sendo passivos, aceitando tudo o que nos acontece quando deveríamos ser ativos! E vice-versa!

- (Observação: No Café Espiritual de amanhã, abordaremos a PARTE 2 sobre “POR QUÊ DAVI FOI UM HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS ?”)

TODA A GLÓRIA E HONRA A JESUS SOMENTE!





Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
25 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL