Porque Davi Foi Um Homem Segundo O Coração De Deus ? - Parte 3



O TABERNÁCULO DE DAVÍ

- Veja só. Quando Davi se tornou Rei de Israel, a primeira coisa que ele fez foi conquistar Jerusalém. (1 Cronicas 11: 4-9) fala sobre isso. 

- Aliás, em (Deuteronomio 12:1-14) vemos que Deus havia prometido escolher um lugar para ali colocar Seu nome, e para ser o centro de culto a Deus e união do povo.

- Mas, embora Deus não tivesse, até agora, cumprido esta promessa, por causa de Daví, este lugar veio a ser Jerusalém.

- Pois, “achando um homem segundo o Seu coração”, ele achou também um lugar para colocar o seu nome e estabelecer o seu reino.

- Leiamos o texto de (1Reis 8: 15-21) “...e disse (Salomão): Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que falou pessoalmente a Davi, meu pai, e pelo seu poder cumpriu, dizendo: Desde o dia em que tirei Israel, o meu povo, do Egito, não escolhi cidade alguma de todas as tribos de Israel, para edificar uma casa a fim de ali estabelecer o meu nome; porém escolhi a Davi para chefe do meu povo de Israel. Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar uma casa ao nome do Senhor, o Deus de Israel. Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Já que desejaste edificar uma casa ao meu nome, bem fizeste em o resolver em teu coração. Todavia, tu não edificarás a casa, porém teu filho, que descenderá de ti, ele a edificará ao meu nome. Assim, cumpriu o Senhor a sua palavra que tinha dito, pois me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israela, como prometera o Senhor; e edifiquei a casa ao nome do Senhor, o Deus de Israel. E nela constituí um lugar para a arca, em que estão as tábuas da aliança que o Senhor fez com nossos pais, quando os tirou da terra do Egito”.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Veja só. Neste tempo, o “Tabernáculo de Moisés” estava em Gibeom, enquanto que “a arca de Deus” se achava em Quiriate-Jearim, desde que voltara da terra dos filisteus (ver 1Cronicas 21:29;13:5).

- Então, quando Davi subiu no trono, a primeira coisa que ele fez foi trazer a arca de Deis de volta para junto dele e, para isto, armou uma tenda perto da sua casa no monte Sião, em Jerusalém.

- “Fez também Davi casas para si mesmo, na Cidade de Davi; e preparou um lugar para a arca de Deus e lhe armou uma tenda.”

- Outra coisa. Conforme o registro bíblico, seu plano era fazer uma “Casa para Deus”. Todavia, Deus não o permitiu. Veja os motivos pelos quais isto não foi possível em (1Cronicas 17:1-15 e 2Cronicas 6:6-9)

- Então, esta “tenda” que Davi armou para a “arca de Deus” permaneceu até que Salomão construisse a casa permanente. Esta tenda, então, ficou conhecida como o “Tabernáculo de Davi”.

- Conclusão; Durante todo o reinado de Davi, a “arca de Deus” ficou nesta tenda, separada do restante do Tabernáculo de Moisés que estava em Gibeom.

- Davi, então, instituiu um “ministério de música e louvor junto à arca de Deus, nesta tenda, com turnos de levitas, músicos e cantores, enquanto os sacerdotes continuavam oferencendo holocaustos em Gibeom.
- Leiamos, então, a citação de: (1 Cronicas 16: 1-7, 37-38) “Introduziram, pois, a arca de Deus e a puseram no meio da tenda que lhe armara Davi; e trouxeram holocaustos e ofertas pacíficas perante Deus. Tendo Davi acabado de trazer os holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do Senhor. E repartiu a todos em Israel, tanto os homens como as mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Designou dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do Senhor, e celebrar, e louvar, e exaltar o Senhor, Deus de Israel, a saber, Asafe, o chefe, Zacarias, o segundo e depois Jeiel, Semiramote, Jeiel, Matias, Eliabe, Benaia, Obede-Edom e Jeiel, com alaúdes e harpas; e Asafe fazia ressoar os címbalos. Os sacerdotes Benaia e Jaaziel estam continuamente com trombetas, perante a arca da Aliança de Deus. Naquele dia, foi que Davi encarregou, pela primeira vez, a Asafe e a seus irmãos de celebrarem com hinos o Senhor...Então, Davi deixou ali diante da Arca da Aliança do Senhor a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante ela, segundo se ordenara para cada dia; também deixou a Obede-Edom com seus irmãos, em número de sessenta e oito; a Obede-Edom, filho de Jedutum, e a Hosa, para serem porteiros”.

- Uma pergunta importante: O que significa, no plano de Deus, o Tabernáculo de Davi ?

- Em primeiro lugar, podemos afirmar que, em certo sentido, o “Tabernáculo de Davi” representa o “povo profético”, que é consequência do louvor e ministração diante de Deus.

- Por outro lado, o “Tabernáculo de Davi” representa a “institucionalização do ministério de louvor na casa de Deus. É interessante observar que Davi não se deu por sastisfeito pelo fato de entrar sozinho neste ministério.

- Na verdade, Davi queria que todo o povo entrasse neste ministério, possibilitando assim o surgimento de muitos profetas para que eles pudessem ser porta-voz do “falar de Deus”. Aliás, vários de seus cantores foram profetas: Asafe, Jedutum e outros, que escreveram salmos.

- Outra coisa. O “Tabernáculo de Davi” representa também “uma mudança de dispensação, ou seja, da Lei para a Graça.” Não que a lei fosse anulada, mas a ênfase passou a ser no louvor, na música e na alegria da presença de Deus.

- Ora, dentro do Tabernáculo de Davi, onde os cantores e músicos ministravam, só havia uma peça: a “Arca da Aliança” e, dentro desta havia as tábuas da Lei.

- Então, com isso podemos afirmar que o louvor não dispensou a lei. O que aconteceu foi que deu-se mais ênfase em entrar na presença de Deus através do louvor e cânticos, do que através de ritos da lei.

- Não que a lei foi anulada, mas, a ênfase passou a ser cânticos e música e a alegria de estar na presença de Deus.

- Por último, podemos dizer também que o “Tabernáculo de Davi” prefigurava também a “Nova Aliança em Jesus” quando, então, todos poderiam entrar na presença de Deus, sem ter que realizar rituais exteriores.

- Muito bem. Por tudo o que falamos durante os três últimos “Café Espiritual”, podemos constatar porque Davi foi chamado de “um homem segundo o coração de Deus”.

- Reveja, então, tudo o que falamos e se torne você também “NUMA PESSOA SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”!

- Por último. Conforme disse o profeta Amós, nestes últimos dias da Igreja, o “Tabernáculo de Daví” precisa ser restaurado, para que Deus possa fazer da Igreja nesta geração, uma “igreja profética” como resultado de um “louvor no espírito”.

- Leiamos, então, (Amós 9: 11-15)”Naquele dia, (ou seja, nos últimos dias), levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade...”





Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
30 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL