“Sê Forte E Corajoso E Conquiste A Boa Terra”




- Muito bem. Em (Josué 1: 6 - 7, 9) vemos que DEUS FALA A JOSUÉ E ANIMA-O DIZENDO:

- (vers. 6 - 7): “SÊ FORTE E CORAJOSO, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. TÃO SOMENTE SÊ FORTE E MUI CORAJOSO para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que Moisés meu servo te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares “... (vers. 9): Não to mandei eu? SÊ FORTE E CORAJOSO, NÃO TEMAS, NEM TE ESPANTES, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

- Nestes últimos dias da Nossa Era, temos observado que, muitos membros do Corpo de Cristo estão fracos, desanimados, frustrados e, até mesmo infelizes apesar das coisas materias que eles possuem.

- Isto se deve, em parte, porque não estamos desfrutando da pessoa de Jesus Ressuscitado plenamente.


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL







- Então, a primeira coisa que desejamos enfatizar é que a “BOA TERRA DE CANAÔ simboliza, antes de tudo, CRISTO EM TODA A SUA EXTENSÃO, PLENITUDE E RIQUEZA.

- Por outro lado também, a “Terra de Canaã” significa “reinar com Cristo no Milênio”, aqui neste mundo, logo após a Sua Vinda.

- Muito bem. Como sabemos pelo relato bíblico, ANTES do povo de Israel entrar, possuir e desfrutar da TERRA DE CANAÃ, eles precisaram SE PREPARAR!

- E, esta preparação pode ser resumida em duas coisas básicas:

- 1º) Eles precisavam “ser salvos” e “libertos” do EGITO.
- 2º) Eles precisavam “ser salvos” e “libertos” do DESERTO.

- Como sabemos, MOISÉS foi o libertador do povo, no EGITO.

- Por outro lado, JOSUÉ foi o libertador do povo, no DESERTO.

- E, por último, JOSUÉ foi quem os levou para a TERRA DE CANAÃ.

- Ora, ser liberto do “EGITO”, simboliza a SALVAÇÃO DE DEUS que ocorreu no NOSSO ESPÍRITO! Ou seja, representa o NOVO NASCIMENTO ESPIRITUAL.

- Mas, a SALVAÇÃO DE DEUS que ocorre na NOSSA ALMA é simbolizada pelo DESERTO através de JOSUÉ.

- Obs.) O nome original de JOSUÉ era OSÉIAS, que significa “LIBERTADOR”.

- Isto está registrado em (Números 13: 16): “São estes os nomes dos homens que Moisés enviou a espiar aquela terra; e a OSÉIAS, filho de Num, Moisés chamou JOSUÉ”.

- Então, como vimos, OSÉIAS, como servidor de Moisés, teve seu nome mudado para JOSUÉ.

- E, o nome ”JOSUÉ”, significa “SALVAÇÃO DE JEOVÁ”, ou “JEOVÁ É O SALVADOR”.

- Outra coisa. O nome “JOSUÉ” é a forma hebraica do nome grego JESUS.

- Conclusão: JOSUÉ prefigura JESUS!
- Portanto, por inferência, foi “JEOVÁ SALVADOR quem libertou o povo de Israel do DESERTO”.
- Muito bem. Embora já tendo a “salvação de Cristo Jesus em nosso espírito”, precisamos de um “salvador para a nossa alma”.

- Ou seja, precisamos ser “salvos” de muitos pensamentos humanos, sentimentos naturais e também da nossa vontade própria!

- Pois, na prática, se desejamos desfrutar da alegria e da plenitude de Cristo, precisamos “morrer no deserto”, para então “ressuscitarmos em Canaã.

- Ou seja, na verdade, o que precisamos é “negar a nossa vida da alma”, pois ela nos traz desanimo, frustração, infelicidade e muita depressão.

- Portanto, o “velho eu”, isto é, a “velha criação”, ou seja, a “minha alma” precisa “morrer no deserto” para que o meu novo eu desfrute de gozo e alegria em Canaã, isto é, em Jesus.

- Sem dúvida alguma, o verdadeiro motivo da “TRISTEZA e da INSATISFAÇÃO GENERALIZADA é porque ainda estamos vivendo pela VIDA DA ALMA.

- Jesus disse em (Mateus 16: 24 – 26): “Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim,a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida (da alma) perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?

- Portanto, as nossas lutas, tristezas, frustrações e desânimos são meios pelos quais a nossa alma está sendo negada.

- Precisamos nos despojar de muitos sentimentos, como também da vontade natural da nossa alma, experimentando “momentos de deserto”.
- Na realidade, tanto Moisés quanto Josué foram preparados, isto é, quebrantados no deserto. Foi lá que suas vidas foram lapidadas.

- Na verdade, viver pelos nossos desejos naturais e carnais, é um grande empecilho para desfrutarmos do gozo e da alegria que há em Cristo.

- De fato, viver pelos sentimentos da alma só gera medo, frustração, insegurança e incredulidade.

- Veja bem. O Espírito Santo está nos preparando para sermos uma geração capaz de enfrentar os desafios e as adversidades da vida e, apesar disto, estarmos felizes e contentes em toda e qualquer situação.

- Como Paulo disse em (Filipenses 4: 10 – 14): “Alegrei-me, sobremaneira, no Senhor porque, agora, uma vez mais, renovastes a meu favor o vosso cuidado; o qual também já tínheis antes, mas vos faltava oportunidade. Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundancia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem associando-vos na minha tribulação.”

- Na verdade, o que estou querendo dizer é que para entrarmos na “Boa Terra de Canaã”, ou seja, para desfrutarmos da vida de Cristo hoje, como também para reinarmos no futuro com Ele no Milênio, o Espírito Santo precisa, antes de mais nada, quebrantar a nossa alma no deserto.

- Conclusão: Como lemos no texto inicial, o fato de Deus ter encorajado Josué várias vezes, demonstra que ele estava num processo de “negar a si mesmo”, ou seja, ele estava sendo quebrantado na sua alma.

- Então, a nossa força e a nossa coragem tem de vir do Senhor, diretamente ao nosso espírito, e não dependermos da vontade da alma.

- Na verdade, essa força e coragem, é tão somente proveniente de “ouvir, meditar e do invocar a Lei (ou seja, da Palavra de Deus), de dia e de noite”, conforme (Josué 1: 6-)

- É importante entender que, este “ouvir e meditar na Palavra de Deus”, não tem nada a ver com um conhecimento doutrinário, mas sim com uma íntima e profunda comunhão com o Senhor Ressuscitado, ou seja, com o “Espírito de Vida”.

- Por último, vamos ler (Josué 3: 1 – 5): “Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e, tendo ele e todos os filhos de Israel partido de Sitim, vieram até o Jordão e pousaram ali antes que passassem. Sucedeu, AO FIM DE TRÊS DIAS,(ou seja, isto é uma alusão profética da “Morte e Ressurreição de Jesus ) que os oficiais passaram pelo meio do arraial e ordenaram ao povo, dizendo: QUANDO VIRDES A ARCA DA ALIANÇA DO SENHOR VOSSO DEUS, e que os levitas sacerdotes a levam, PARTIREIS VÓS TAMBÉM DO VOSSO LUGAR E A SEGUIREIS. Contudo, haja a distancia de cerca de dois mil côvados entre vós e ela. Não vos chegueis a ela, para que conheçais o caminho pelo qual haveis de ir, visto que, por tal caminho, nunca passaste antes.
Disse Josué ao povo: SANTIFICAI-VOS, porque AMANHÃ o Senhor fará MARAVILHAS no MEIO DE VÓS”.


- Veja bem. Israel teve de esperar “TRÊS DIAS” antes de se mover. Foi uma espera e tanto! Na verdade, eles só podiam se mover “EM RESSURREIÇÃO”!

- Na verdade, precisamos esperar também o “MOVER DA ARCA, ou seja, O MOVER DO ESPÍRITO DE DEUS, PARA QUE POSSAMOS NOS MOVER EM TODAS AS ÁREAS DA NOSSA VIDA”.

- Finalmente, precisamos nos ‘SANTIFICAR”,isto é, NOS SEPARAR DE TODAS AS COISAS QUE DEUS NÃO ESTÁ ENVOLVIDO, PARA SERMOS CHEIOS DA VIDA DE DEUS.
- ESTA SEPARAÇÃO NADA MAIS É PARA QUE DEUS POSSA NOS TOCAR, E SERMOS CHEIOS DE PAZ, ALEGRIA E CORAGEM NO ESPÍRITO!

- Portanto, saia desta tristeza de morte, e receba todas as promessas que, certamente, se cumprirão na tua vida e na vida de tua família. Pois, como está registrado na Palavra:

- 1º) (Josué 21: 45): “Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o Senhor falara à casa de Israel; tudo se cumpriu.”
- 2º) (Josué 24: 13 – 15): “Dei-vos a terra em que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes. Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade...Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

- Conclusão Final: Continue invocando e louvando ao Senhor todos os dias porque, certamente, “AMANHÃ ELE FARÁ MARAVILHAS NA TUA VIDA”!




Pastor Júlio Lima Nogueira
_______________________________________________________
MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
06 de setembro de 2013

- UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS –




Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL