A Salvação Completa de Deus - PARTE 5



3) O TERCEIRO ASPECTO DA NOSSA REDENÇÃO é CRER 

- Veja bem. O fato de CRER também é resultado da obra do Espírito Santo. 

- Pois, depois que CONFESSAMOS OS PECADOS QUE FORAM ILUMINADOS PELO ESPÍRITO, e depois de nos ARREPENDERMOS PARA BUSCARMOS AS COISAS LÁ DO ALTO, o ESPÍRITO SANTO NOS CAPACITA A CRER E A RECEBER TUDO O QUE DEUS É e TUDO O QUE DEUS FEZ POR NÓS.

- Muito bem. Na verdade, CRER, está VINCULADO PROFUNDAMENTE com a LEITURA DA PALAVRA, COM O OUVIR DA PALAVRA VIVA DE DEUS, E TAMBÉM COM A ORAÇÃO QUE É BASEADA NA PALAVRA ESCRITA! 

4) O QUARTO ASPECTO da nossa REDENÇÃO é o PERDÃO e a LAVAGEM dos NOSSOS PECADOS pelo SANGUE DE CRISTO.

- Ora, sobre o PERDÃO DOS NOSSOS PECADOS, lemos em (Efésios 1: 7) o seguinte:

- “...no qual (ou seja, no Amado Senhor Jesus) temos a REDENÇÃO, pelo seu SANGUE, a REMISSÃO DOS PECADOS (ou seja, REMISSÃO significa “separar o pecado do pecador”), segundo a riqueza da sua graça...”

- Como sabemos, uma vez que o pecado veio por meio de Adão, e por causa deste pecado, veio a morte. Portanto, como descendentes de Adão, todos nós nascemos pecadores e, consequentemente, sujeitos à morte. 



Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL




- Pois, Deus sendo um Deus justo, Ele não tolera pecado. Por isso, todos os pecadores devem morrer, pois, segundo (Romanos 6: 23), o “salário do pecado é a morte”.

- “...porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”.

- Portanto, quando o pecado entrou no ser humano, entrou também a natureza maligna que passou agir em todos os homens, trazendo rebelião e morte.

- Então, essa natureza pecaminosa, entrou no homem danificando sua maneira de agir, pensar e falar. 

- Ou seja, o pecado entrou e passou a reinar no CORPO DO HOMEM, tornando-o escravo das suas paixões.
- Para resumir estes pensamentos, leiamos o que Paulo nos diz em (Romanos 7: 18 – 25):

- “Pois eu sei que o que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, ainda que a vontade de fazer o bem esteja em mim, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero fazer, esse faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz, mas o pecado que vive em mim. 
Assim eu sei que é isto que acontece comigo: quando quero fazer o que é bom, só sou capaz de fazer o que é mau. Dentro de mim sei que gosto da Lei de Deus. Mas vejo que uma lei diferente age no meu corpo, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova.” 


- Muito bem. O que estamos vendo é que a natureza maligna no interior do homem afetou também o seu relacionamento com Deus. Por ter sido enganado por satanás, o homem se afastou de Deus e não pode mais estar em Sua presença. 

- Além disso , a ALMA – ou seja a “PSIQUE” humana, que foi criada para ser guiada pelo espírito do homem sob a influência do Espírito de Deus – passou a ser independente, tornando-se autônoma. 

- Assim, a alma já não precisava do espírito (da consciência) do homem para se orientar. Portanto, ela se sentiu capaz por si mesma de discernir entre o bem e o mal sem a ajuda de Deus. 

- Então, a essa “vida autônoma da alma” podemos chamar de “vida da alma”. 

- Na verdade, a alma do homem passou a ter VIDA PRÓPRIA, OPINIÃO PRÓPRIA e a FALSA SENSAÇÃO DE NÃO PRECISAR DE DEUS PARA DECIDIR O QUE FAZER e nem tampouco PARA DISCERNIR entre o CERTO e o ERRADO. 

- Conclusão: A ALMA HUMANA tornou-se maliciosa e ocupada com as coisas que não tem ORIGEM EM DEUS. 

- Outra coisa. A MENTE do homem – que é a parte que lidera a alma - se tornou INCAPAZ DE ENTENDER AS COISAS DE DEUS, e passou a vagar na vaidade de seus próprios pensamentos. 

- Como Paulo disse em (Efésios 4: 17 – 18): “Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração...”

- Também a EMOÇÃO que foi criada para amar a Deus, foi desviada para amar muitas outras coisas que não tem nada a ver com Deus. 

- Conclusão: Todo o nosso SER: espírito, alma e corpo foi afetado e danificado pela natureza maligna. 

- E, o resultado disso pode ser visto no dia-a-dia: mesmo que não queiramos, nos irritamos, odiamos, nos orgulhamos, roubamos, mentimos, etc...

- Portanto, o ser humano, por si mesmo não consegue fugir de sua natureza maligna!

- Então, o homem que foi criado para expressar Deus, passou a fazer a vontade da carne e dos pensamentos. 

- Para ratificar essa verdade, leiamos (Efésios 2: 1 – 10): 

- “Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa da sua desobediência a Deus e por causa dos seus pecados. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho do mundo, obedecendo àquele que governa os poderes espirituais no espaço, o espírito que agora domina os que desobedecem a Deus. De fato todos nós éramos como eles, vivendo de acordo com a nossa natureza humana, e fazíamos o que o nosso corpo e a nossa mente queriam.” 

- Muito bem. O que estamos vendo é que como pecadores, nosso sangue é que deveria ser derramado. 

- Mas DEUS, enviou Seu próprio Filho para morrer em nosso lugar, derramando Seu sangue precioso na cruz do calvário. 

- Então, ao fazer isto , Jesus Cristo provou Seu grande amor por nós, cumprindo assim a justa exigência de Deus.

- Por causa desta grande prova de amor por nós fomos redimidos ( isto é, comprados de volta por alto preço) por Ele, com redenção eterna!

- Então, “PELA FÉ DE DEUS” recebemos de Deus uma convicção divina de que todos os nossos pecados foram definitivamente PERDOADOS e LAVADOS DA NOSSA VIDA!

- Leiamos, também, (1 Coríntios 6: 9 – 11): 

- “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. TAIS FOSTES alguns de vós; MAS VÓS VOS LAVASTES, mas fostes SANTIFICADOS, mas fostes JUSTIFICADOS em o NOME DO SENHOR JESUS CRISTO e no ESPÍRITO DO NOSSO DEUS”. 

- Portanto, como podemos ver, Jesus Cristo pagou um alto preço por nós, isto é, por meio de Seu precioso sangue fomos lavados e redimidos de todos os nossos pecados. 

- Então, ao LAVAR-NOS DOS NOSSOS PECADOS Jesus apagou o registro de todas as nossas ofensas contra Deus. 

- Por isso, agora nossa “FICHA ESTÁ LIMPA” graças à obra purificadora do Espírito Santo!

- 5) O QUINTO ASPECTO DA NOSSA REDENÇÃO É A RECONCILIAÇÃO COM DEUS 

- Então, uma vez PERDOADOS e LIMPOS DOS NOSSOS PECADOS, podemos ser RECONCILIADOS COM DEUS. 

- Pois, como pecadores, jamais podíamos siquer nos aproximar de Deus. Pois, a Seus olhos, éramos maus, criminosos e Seus inimigos. 

- (Colossenses 1: 21 – 22): “E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis...”


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
16 de outubro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL