O Propósito Do Sacerdote



- Muito bem. Hoje vamos abordar o assunto do sacerdócio do Velho Testamento, a fim de poder entender melhor o que Deus está esperando do Seu povo HOJE, e como este ministério poderá ser restaurado na Igreja nesta geração.

- Antes porém, desejamos enfatizar qual foi o propósito deste ministério. Vejamos o que diz o texto de (1Crônicas 23:13): 

- “…Arão foi separado para servir no Santo dos Santos, ele e seus filhos, perpetuamente, e para queimar incenso diante do Senhor, para o servir e para dar a bênção em seu nome eternamente”.

- É interessante observar que geralmente quando transferimos para os nossos dias a tipologia do Velho Testamento, neste momento pensamos que os sacerdotes de Israel representam os ministérios da Igreja. 

- Por outro lado quando nos referimos aos ministérios, vem logo à nossa mente aqueles que tem a responsabilidade de edificar o povo de Deus, ou seja, são os pregadores, os que ensinam, curam, evangelizam, governam, etc. 

- Contudo, o sacerdócio do Velho Testamento não se enquadrava neste tipo de ministério. 

- Como lemos a pouco, “Arão foi separado para servir no Santo dos Santos”.“Ou seja, no lugar onde somente a presença de Deus estava, e não no meio da congregação. 

- Ele tinha o encargo de oferecer incenso ao Senhor, e não procurar fazer algo para satisfazer o povo. Sua prioridade era simplesmente servir ao Senhor.


- Infelizmente, hoje em dia, temos colocado nossa ênfase no lugar errado. Pois aquilo que chamamos de “ministério”, na verdade não tem muito a ver com o ministério sacerdotal. 

Pois, na verdade, de modo geral, nossa responsabilidade tem sido apenas “ministrar ao povo”, isto é, à igreja. E, por esta razão, não estamos vendo a Igreja ser restaurada adequadamente.

- Vejamos, agora, o texto de (Deuteronomio 21:5): 

- “Chegar-se-ão os sacerdotes, filhos de Levi, porque o Senhor teu Deus os escolheu para o servirem, para abençoarem em nome do Senhor, e, por sua palavra, decidirem toda demanda e todo caso de violência”.

- Veja só. Neste texto podemos perceber, mais uma vez, que a vocação do sacerdote era “servir ao Senhor”. 

- A esta altura perguntamos o seguinte: Quantas pessoas tem como prioridade na sua vida ou no seu ministério servir ao Senhor como um sacerdote?

- Como tem sido a distribuição do seu tempo no ministério? 

- Importante: Lamentavelmente, o que temos visto, na maioria das vezes, é que a grande maioria tem apenas se preocupado com a “obra do Senhor” e gasto pouco tempo com o Senhor da obra. 

- Onde estão, então, os verdadeiros sacerdotes? Onde estão aqueles que foram chamados para ministrar no Santo dos Santos? 

- Normalmente, o que vemos é que as pessoas são chamadas para o ministério de pastor, evangelista, missionário, apóstolo, etc. Todavia, quão raro é ouvir que alguém foi escolhido para ser um sacerdote.

- Uma pergunta importante: O que acontece quando não há sacerdote? 

- A resposta é muito simples: Se não há quem gaste tempo diante do Senhor então, consequentemente, não se ouve a Sua voz. 

- É por esta razão que muitos resolvem suas “questões e demandas” pelo próprio intelecto, enfim, pela capacidade humana. 

- E, o resultado, então, é um só: divisão, confusão, imaturidade e falta de crescimento. 

- O profeta Malaquias disse o seguinte: 

“Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a lei, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos “ (Malaquias 2:7).

- Este é, sem dúvida alguma, um dos maiores problemas que encontramos hoje no Corpo de Cristo: não vemos muitos sacerdotes que tenham a palavra viva do Senhor nos seus lábios para esta geração. 

- O que vemos, no entanto, são apenas algumas revelações parciais esporádicas. Por esta razão a igreja tem sido restaurada apenas em parte.

- Conclusão: A maior necessidade hoje não é ter um ministério poderoso e que satisfaça apenas as necessidades urgentes do povo de Deus. Não!

- Mas, o que vai edificar a Igreja e uni-la em torna da pessoa de Jesus, é tão somente a Palavra Viva do Senhor recebida através do sacerdote. 

- São aquelas verdades que Deus está querendo dizer hoje. Não algo morto ou improdutivo. Mas uma palavra completa, impactante, poderosa, viva e que produza frutos para a edificação do Corpo de Cristo. 

- Muito bem. Como vimos a pouco , desde o início, a intenção de Deus era simplesmente formar uma nação de sacerdotes. 

- No entanto, por não conseguir cumprir Seu objetivo com todo o povo de Israel Ele, por sua vez, teve de separar uma linhagem de sacerdotes escolhidos a fim de ministrarem em Sua presença. 

- Então, através da história de Israel, verificamos que nem mesmo os sacerdotes foram fiéis aos seus encargos diante do Senhor. 

- De modo geral, a maioria deles desempenhavam apenas funções ritualísticas e sem vida. Por este motivo é que Israel frequentemente se desviava dos propósitos de Deus. 

- E, para ratificar esta verdade,( 2 Cronicas 15:3) diz claramente o seguinte: 

- “Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei”. 

- Então, porque o sacerdote não desempenhava corretamente sua função, isto fazia com que o povo não aprendesse a lei.

- O que aconteceu, então, nesta situação? 

- Deus teve de levantar, então, homens com um chamamento especial a fim de se posicionarem perante Ele. Homens que ouvissem Sua Palavra e que a levassem à toda nação rebelde. 

- Estes homens eram chamados de PROFETAS. Eles, por sua vez, assumiram, então, a responsabilidade que foi abandonada pelos sacerdotes. 

- Ou seja, como Deus não tinha então sacerdotes, Ele teve de levantar profetas. 

- Na verdade, os profetas eram homens comuns que pertenciam a diferentes tribos, desempenhando profissões diferentes, mas que foram levantados numa hora crítica a fim de levantar uma nação desobediente. 

- A mensagem deles era sempre no sentido de conclamar novamente o povo afim de voltar e ouvir a Palavra de Deus, enfim, guardar a Lei

- É bom frisar que estes profetas recebiam estas mensagens sempre esperando no Senhor. Esta idéia é encontrada em todos os livros proféticos. Por exemplo, o profeta Isaías diz:

”Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei” (Isaías 8:17). 

- Da mesma forma, o profeta Habacuque também disse que “esperaria na torre de vigia até que Deus falasse com ele” (Habacuque 2:1). 

- Resumindo, o que estamos enfatizando, é que o propósito de Deus ainda continua de pé, ou seja, formar um reino de sacerdotes que ministrarão na Sua presença, ouvindo Sua palavra e transmitindo-a para todo o Corpo. 

- Conclusão: Os profetas foram, então, instrumentos usados por Deus em situações de grande necessidade .

- Porém, o alvo final é levar todos a uma posição de intimidade diante do Senhor.



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
06 de novembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL