Para A Liberade (Da Lei) Foi Que Cristo Nos Libertou



Ler (Gálatas 5: 1- 6) “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor”.

- Muito bem. Depois de apresentar uma revelação profunda nos capítulos 1 a 4 de Gálatas, Paulo se volta, agora, para o tema “o andar dos filhos de Deus segundo o Espírito”.

- Então, logo no (vers.1) a primeira exortação que ele nos faz acerca do nosso andar é “não nos submeter ao jugo de escravidão”.

- A escravidão, segundo os capítulos anteriores refere-se à “escravidão da lei”. Ou seja, estamos livres da escravidão da lei.

- Pois bem, a palavra grega traduzida por “submeter-se” também pode ser traduzida por “cair em armadilha” ou “enredar-se”. 

- Então, desviar-se de Cristo para a lei é o mesmo que ser enredado ou “cair numa armadilha”. E, o “jugo de escravidão” é o “cativeiro da lei”.

- De fato, Paulo usou termos fortes para impressionar os gálatas, a fim de deixarem de lado o jugo da escravidão da lei e voltar à liberdade em Cristo!

- Continuando, no (vers.4) ele prossegue usando uma expressão incomum: “De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes”.

- As várias traduções da primeira parte deste versículo expressam o seguinte: “Cristo se tornou ineficaz para convosco” ; “Separados estais de Cristo”; “Estais privados de todo proveito de Cristo”.

- Então, “ser desligado de Cristo” é “ser privado de todo o proveito de Cristo e, dessa maneira, separado dEle”. 

- Em português claro, Paulo estava dizendo: “Amados, vocês que procuram ser justificados pela lei, foram reduzidos a nada. Vocês estão separados de Cristo. Vocês foram enxertados em Cristo e estavam desfrutando de Suas riquezas. Mas, ao se voltarem para a lei e à circuncisão, vocês estão sendo privados, separados de Cristo.”

- Para entendermos melhor o (vers.4) tomemos o seguinte exemplo: Se um ramo de árvore inferior for enxertado numa árvore de nível superior, ela desfrutará de todos os benefícios da árvore superior.

- Mas, suponha que o ramo enxertado seja mais tarde arrancado da árvore superior. Neste caso, podemos dizer que aquele ramo inferior foi “desligado”, “reduzido a nada”, pois, ao ser separado e desligado da árvore superior, deixou de receber os benefícios da mesma.

- Isto é o que Paulo está falando no (vers.4), ou seja, quando cremos em Cristo, somos “batizados” (isto é, “mergulhados” nEle) ou seja, no Espírito. Nesta hora, fomos enxertados Nele que é a árvore rica.

- Então, nós como “ramos enxertados”, podemos desfrutar das Suas riquezas insondáveis. Mas, isso se dá somente se permanecermos Nele!

- No contexto, os gálatas tinham sido desviados para a lei e para a circuncisão, sendo assim reduzidos a nada, enfim, eles estavam desligados, separados de Cristo.

- O mesmo acontece hoje em dia. Muitos cristãos que um dia foram enxertados em Cristo, hoje, por causa de ensinamentos contrários ao Evangelho da Graça, estão separados, desligados ou seja, não estão recebendo os benefícios e as riquezas insondáveis de Cristo.

- Estas pessoas estão presas e escravizadas por causa de rituais, sombras e tradições de homens, fazendo-os com que sejam reduzidos a nada.

- Muitos têm apenas doutrinas, e, por isso, não estão desfrutando das riquezas insondáveis da “árvore superior”, que é Cristo, ou seja, o “Espírito que dá vida”.

- Estes cristãos estão apenas preocupados em defender a sua doutrina predileta, não se importando em contatar o Senhor em Espírito, diáriamente, e receber a “seiva do Espírito que dá vida”.

- Infelizmente, muitos que foram no princípio enxertados em Cristo, hoje, estão afastados da verdadeira vida, pois suas preocupações são apenas com dons, batismos, jejuns na carne, guardar sábados, imposição de mãos, etc.

- Como Paulo afirmou: “Da graça (ou seja, da vida do Espírito) decaístes! Ou seja. Eles deixaram de receber o fluir da vida do Espírito nos seus espíritos!

- No (vers.2) ele diz: “Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará”.

- Na verdade, os judaizantes fizeram da circuncisão uma condição para a salvação dos gálatas. Por isso Paulo disse: “Cristo não lhes será de nenhum proveito”. 

- Então, no (vers.6) Paulo prossegue: “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor”.

- Resumindo: Fora do Espírito e da fé, nada tem valor! Ou seja, a única coisa que tem proveito é o Espírito “do lado do Pai”, e a “fé” do nosso lado.

- Ora, a circuncisão, assim como qualquer outra “obra da lei” é simplesmente uma ordenança exterior, sem qualquer poder de vida. Portanto, não serve para nada!

- Por outro lado, quando temos o “ouvir da fé”, esse ouvir maravilhoso nos enche de apreço pelo Senhor e, consequentemente, faz com que a fé atue.

- E, quando a fé atua, mais ela nos introduz nas riquezas (espirituais) de Cristo, bem como somos supridos e fortalecidos com o suprimento abundante do Espírito que á vida!

- QUE O ESPÍRITO DE VIDA LHE REVELE, CADA VEZ MAIS, AS VERDADES MAIS PROFUNDAS ACERCA DO PAI POIS, ELAS TE SERÃO VIDA E CRESCIMENTO PARA A TUA SALVAÇÃO.



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
21 de novembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL