Vós Corríeis Bem; Quem Vos Impediu De Continuardes A Obedecer À Verdade?





- Leiamos (Gálatas 5: 7-15): “Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, porque continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia”. 

- “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos (ou seja, se vocês agem como animais ferindo e prejudicando uns aos outros, então cuidado para que não acabem se matando)”.

- Muito bem. Logo nos (vers.7-  Paulo diz: “Vós corríeis bem; quem vos impediu de condinuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama”. 

- Depos de elogiar os gálatas por começarem a “corrida” bem, ele pergunta: “Quem os impediu de obedecer à verdade ?” Saiba que a palavra “verdade”, aqui, não ser refere à “doutrina”, e sim à “realidade em Cristo”.

- E, continuando, no vers. ele diz: ”Esta persuasão não vem daquele que vos chama”.

- A “persuasão” mencionada aqui é “o ensinamento dos judaizantes”, que desviava os gálatas de Cristo para as observâncias da lei. E, essa persuasão não provinha de Deus, que os chamara!

- No (vers.9) Paulo prossegue: “Um pouco de fermento leveda (contamina) toda a massa”.

- O “fermento”, aqui, refere-se aos “falsos ensinamentos dos judaizantes.” (Conforme Mateus 16:12 , o fermento significa a doutrina dos fariseus e dos saduceus) .

- E, a “massa”, refere-se “todos os cristãos coletivamente”. Ou seja, fala da Igreja. Ou seja, o ensinamento legalista que tem contaminado a igreja por gerações.

- Mas, no (vers.10) Paulo diz: “Eu confio de vós, no Senhor, que não tereis outro modo de pensar”. Ou seja, Paulo estava confiante, em Deus, de que eles não teriam outro modo de pensar. 

- E, continuando, no (vers.11) Paulo diz: “Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo está desfeito o escândalo da cruz”.

- Este mesmo versículo, na Bíblia Viva diz: “Porém eu, irmãos, se continuo a anunciar que a circuncisão é necessária, porque é que sou perseguido? Se eu anunciasse isso, então a minha pregação a respeito da cruz de Cristo não causaria dificuldade a ninguém”.

- A “circuncisão” prefigurava a “eliminação da carne do homem”. A cruz, entretanto, é a “realidade” disso! 

- Os judaizantes se esforçavam para conduzir os gálatas de volta à sombra, aos símbolos. Mas, Paulo, lutava para mantê-los na realidade!

- A “circuncisão” (que significa “cortar em volta”) é um símbolo da cruz de Cristo. A circuncisão simboliza o cortar da carne. 

- Ora, o verdadeiro “cortar da carne” não foi feito no prepúcio do homem, mas, foi realizado na cruz do Calvário.

- A cruz, na verdade, é o cumprimento e a realidade da tipologia da circuncisão. Os judaizantes insistiam em continuar a prática da circuncisão, embora, Cristo já tivesse sido crucificado na cruz.

- Conclusão: Uma vez que Cristo foi “circuncidado, ou seja, cortado na cruz”, já não é mais necessário a prática da circuncisão na carne do prepúcio do homem!

- A seguir, nos (vers. 10 e 12) Paulo usou palavras categóricas acerca dos que perturbavam os gálatas. No (vers.10) diz: “Aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá condenação”.

- Essa frase é equivalente a uma maldição. Aliás, no (capítulo 1) ele usou a palavra “anátema”, que significa “amaldiçoado”, dizendo que quem pregasse outro evangelho além do que os gálatas receberam, devia ser amaldiçoado (Gal.1:9).

- Aqui, no (capítulo 5), ele diz que quem perturbava os gálatas, sofreria “condenação”, fosse quem fosse.

- E, no (vers.12) ele diz algo mais enfático ainda: “Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia”. 

- Em outras palavras, Paulo desejava que os judaizantes, que perturbavam os gálatas insistindo na prática da circuncisão, cortassem não só o próprio prepúcio, mas até mesmo a si próprios. 

- Ele dizia: “Os que vos perturbam deveriam cortar não só um pedaço da carne do corpo; mas deveriam cortar-se a si mesmos!

- Com certeza os judaizantes ficaram furiosos com esta palavra de Paulo, a ponto de querer matar a Paulo. 

- Mas, no (vers.13) Paulo diz: “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”. 

- Vemos, aqui, o equilíbrio de Paulo na questão da liberdade. Pois, por um lado, ele nos diz que fomos chamados à liberdade; por outro, adverte-nos a não usar (ou abusar) a liberdade para dar ocasião à carne.

- Ou seja, embora sendo livres precisamos ser limitados no exercício da nossa liberdade. Pois, liberdade sem limites sempre resulta em cair na carne.

- Paulo percebeu que os gálatas, que tinham sido desviados, poderiam retornar à liberdade e começar a usá-la de maneira errada. 

- Os gálatas poderiam achar que, já que não estavam mais debaixo de nenhum jugo, eles estariam livres para fazer o que lhes agradasse. Por isso Paulo os exortou a não usar mal a liberdade.

- Ora, eles estavam sim livres do jugo da escravidão da lei; mas, por outro lado deveriam cuidar dos outros e serví-los em amor. Por isso, ele disse: “antes, sede servos uns dos outros, pelo amor”.

- Finalmente, no (vers.14), ele diz: “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

- Enfim, precisamos cuidar de nós mesmos e dos outros, e não da prática da lei!



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
22 de novembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL