Como Deus Conta os Nossos Dias - PARTE 2



- Leiamos, então, a Parábola dos Trabalhadores na Vinha, que se encontra em (Mateus 20: 1 – 16):

- Antes de mais nada, é importante registrar que uma “PARÁBOLA” é uma HISTÓRIA que usa SITUAÇÕES DA VIDA REAL para ENSINAR GRANDES VERDADES. 

- Jesus usou na verdade, muitas parábolas, ESPECIALMENTE, para ENSINAR SOBRE O REINO DOS CÉUS para SEUS DISCÍPULOS!

- “Pois (ou porque) o reino dos céus é semelhante a um dono de casa que saiu de madrugada para assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, tendo ajustado com os trabalhadores a um denário por dia, mandou-os para a vinha.

Saindo pela terceira hora, viu, na praça, OUTROS QUE ESTAVAM DESOCUPADOS e disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e vos darei o que for justo. Eles foram. Tendo saído outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma, e saindo por volta da hora undécima, encontrou OUTROS QUE ESTAVAM DESOCUPADOS e perguntou-lhes: POR QUE ESTIVESTES AQUI DESOCUPADOS O DIA TODO? Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha. 

Ao cair da tarde, disse o Senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros. Vindo os da hora undécima, recebeu cada um deles um denário. 

Ao chegarem os primeiros, pensaram que receberiam mais; porém também estes receberam um denário cada um. Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. 

Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai-te; pois quero dar a este último tanto quanto a ti. Porventura, não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Ou são maus os teus olhos (invejosos) porque eu sou bom?

Assim, os ÚLTIMOS SERÃO PRIMEIROS, e os PRIMEIROS SERÃO ÚLTIMOS [porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos]”. 

- (vers. 3) -“Saindo pela terceira hora, viu na praça outros que estavam desocupados...” 

- Veja bem, pela hora hebraica, a “terceira hora” corresponde as “nove horas da manhã”, o que significa “a segunda parte da era da igreja”.

- Neste mesmo (vers.3) diz que haviam “outros que estavam desocupados ( ou ociosos)”.

- Portanto, estar “desocupado ou ocioso” significa que todo aquele que não trabalha para o reino dos céus está ocioso, ou seja, está perdendo tempo neste mundo. 

- (vers.5) diz: “Tendo saído, outra vez, perto da hora sexta e da nona, procedeu da mesma forma”.

- Então, “perto da hora sexta” é o mesmo que “perto do meio dia”, ou seja, “nos meados da era da Igreja”. 

- E, “perto da hora nona”, é o mesmo que “três horas da tarde”, ou seja, “na quarta parte da era da Igreja”.

- (vers. 6): “...e, saindo por volta da hora undécima, encontrou outros que estavam desocupados e perguntou-lhes: Por que estivestes aqui desocupados o dia todo?”

- Da mesma forma, “por volta da hora undécima” ou seja “por volta das cinco horas da tarde”, significa, “por volta da quinta parte da era da Igreja”.

- (vers.7): “Responderam-lhe: Porque ninguém nos contratou. Então, lhes disse ele: Ide também vós para a vinha”

- Ou seja, mesmo próximo do fim da era da Igreja, o Senhor ainda chama trabalhadores, isto é, discípulos para a vinha, ou seja, vencedores na era da Igreja para reinar com Ele no MIILENIO!

- (vers. 8): “AO CAIR DA TARDE, disse o Senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros.”

- Ora, “AO CAIR DA TARDE” ou seja, “ÀS SEIS HORAS DA TARDE”, significa “NO FIM DA ERA DA IGREJA”

- Então, “chama os trabalhadores (os discípulos) e paga-lhes o salário, COMEÇANDO PELOS ÚLTIMOS, INDO ATÉ AOS PRIMEIROS”.

- Veja bem. O salário dos últimos trabalhadores não foi pago de acordo com as “muitas horas de trabalho” como aconteceu com os primeiros trabalhadores que trabalharam mais horas.

- Na verdade, isso foge ao conceito natural, humano e comercial. Mas, Deus faz tudo conforme a Sua Inteira Vontade e Graça! 

- O conceito de Deus abençoar uma pessoa não é natural ou comercial. Tudo depende Dele ter misericórdia de quem Ele quer ter misericórdia! 

- Lembre-se: Deus é soberano e faz tudo da maneira como Ele quer e quando Ele quer! 

- Pois, Ele paga primeiro quem chegou por último e paga por último quem chegou primeiro! 

- Na verdade, na “Vinha de Deus”, ou seja, na Era da Igreja hoje e também no Reino Milenar quando Jesus voltar novamente há diferentes maneiras de desenvolver um trabalho. Não são todos que fazem a mesma coisa. 

- Com certeza, uns “cavam a terra”, outros “plantam a semente” e outros “colhem os frutos”. Não importa o que se faça, desde que seja para a “Vinha”! 

- O importante é que a pessoa esteja trabalhando ‘PARA A VINHA, e não estar “FORA DA VINHA”, pois, uma vez fora dela, ela fará parte dos “OCIOSOS, DOS DESOCUPADOS. 

- E, isto acontecendo, OS SEUS DIAS NÃO SERÃO CONTADOS OU CONTABILIZADOS DIANTE DE DEUS! 

-Lembre-se: TUDO O QUE VOCÊ FIZER PARA DEUS, PARA A IGREJA, enfim, PARA O REINO DE DEUS, seja, evangelizar, semear dízimos, ofertas, aconselhar os irmãos, pregar a palavra, etc. será COMPUTADO POR DEUS A SEU FAVOR !

- Aliás, Deus nunca disse COMO TRABALHAR NA VINHA! O importante é: ONDE ESTÁ O SEU CORAÇÃO: NO MUNDO, EM VOCÊ MESMO OU NA IGREJA E NO REINO VINDOURO ?

- Então, você não precisa abandonar seu emprego para trabalhar na vinha de Deus. Mas, você precisa CONSAGRAR A DEUS O SEU TRABALHO, SUA FAMÍLIA, SEUS NEGÓCIOS, SEUS RELACIONAMENTOS, ENFIM, TUDO O QUE VOCÊ TEM E É!

- Uma pergunta séria: Será que você JÁ SE CONSAGROU a Jesus, como também CONSAGROU TUDO O QUE VOCÊ TEM a Ele ?

- Caso contrário, o tempo que você gastou consigo mesmo e com as coisas que você conseguiu ao longo da vida serão tempos desperdiçados, pois foram “tempos fora da vinha”!

- Pois, só o tempo gasto dentro da vinha é que será contado. Portanto, esta é a maneira certa de “contar o tempo” aos olhos do Senhor! 

- Então, para quem você tem trabalhado e para quem você tem adquirido riquezas? Para você mesmo ou para Jesus? 

- Quanto tempo você tem vivido neste mundo? Talvez 50 anos. Talvez apenas 25 anos. Mas, não se esqueça de subtrair os anos desperdiçados ANTES da sua salvação. Pois, a nossa contagem só começa com o NOVO NASCIMENTO!

- Fora isso, quanto tempo você acha que tem de vida!? Mais 40 anos ou quem sabe mais 7 anos? 

- Da mesma forma, não se esqueça de que, pela “contabilidade de Deus” nem todos os nossos dias serão automaticamente contados! 

- Conclusão: DETERMINE AGORA MESMO, USAR BEM TODO O TEMPO QUE LHE RESTA DE VIDA, PARA QUE VOCÊ POSSA HOJE MESMO “REINAR EM VIDA”, COMO TAMBÉM “NO MUNDO QUE HÁ DE VIR” SER UM DOS VENCEDORES QUE REINARÃO NESTE MUNDO COM CRISTO POR MIL ANOS!



Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
05 de dezembro de 2013


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL