A Origem Da Perversidade




- Muito bem. Hoje, falaremos sobre “a origem da perversidade” , isto é, do mal mostrada na condenação da humanidade em geral, e, em particular, daqueles que se julgam justos.
- Na verdade, o apóstolo Paulo apresenta a questão da condenação em 4 aspectos distintos no Livro de Romanos: 1º) sobre a humanidade em geral (1:18-32); 2º) sobre todos os que se julgam justos (2:1-16); 3º) sobre os religiosos (2:17 a 3:8) e 4º) sobre todo o mundo (3:9-20)
- Ou seja. A condenação veio primeiro sobre a humanidade em geral. Em seguida, ela veio a dois grupos específicos: aqueles que se julgam justos e o grupo dos cultos e dos religiosos. Por fim, o mundo todo é trazido sob condenação.

- Vamos, portanto, considerar, agora, a origem da perversidade. Em (Romanos 1:18-32) lemos o seguinte:
- “A IRA de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato (não ajuizado). Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis. Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia (obceno,impuro) pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!
Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza;
Semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade (prazeres, volúpia) cometendo torpeza (procedimento baixo), homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia (interpretação maldosa, picante), avareza (apego ao dinheiro, mesquinho) e maldade (crueldade); possuídos de inveja (desejo de possuir algo que é de outrem), homicídio (assassino), contenda (briga, desavença), dolo (astúcia, traição) e malignidade ( péssimo caráter, malicioso); sendo difamadores (falar mal) , caluniadores (acusação falsa) , aborrecidos (detestáveis) de Deus, insolentes (malcriados, atrevidos, grosseiros), soberbos (orgulhosos, arrogantes), presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos (que não tem bom senso), pérfidos (desleal, infiel, traidor), sem afeição natural e sem misericórdia (sem compaixão pelo sofrimento e desgraça alheia). Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem”.
4 Elementos da Origem do Mal.
- Então, baseado no texto que acabamos de ler, concluímos o seguinte:

1) REPRIMINDO A VERDADE EM INJUSTIÇA
- (vers.18) “A ira de Deus se revela do céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;”

- Muito bem. Antes de mais nada, precisamos identificar o que é a verdade aqui? Podemos afirmar que ela não tem nada a ver com doutrina ou conhecimento. Mas, a verdade é o próprio Deus.
- Ora, Deus é real. Ninguém pode negar a realidade de Deus ou rejeitar o fato de Ele existe. Entretanto, desde o princípio de tudo, a humanidade não respeitou a realidade de Deus. 
- Eles simplesmente não se importaram com Deus. Como diz o texto, eles “reprimiram a verdade em injustiça”. 
- Por esta razão é que existem tantas coisas más e vergonhosas. Pois eles não preservaram a Verdade, ou seja, o próprio Deus.
- 2) DESAPROVANDO TER DEUS NO PLENO CONHECIMENTO

- Isto é. Apesar dos homens saberem que Deus existe, eles decidiram não colocá-LO no seu pleno conhecimento. 
- Como diz (Rm.1:28) “E, por haverem eles desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes,”
- O mesmo acontece hoje em dia: Muitos professores e intelectuais, de um modo geral, não crêem em Cristo. Se perguntarmos a eles sobre Deus, eles dirão: “É, sabemos que há Deus, mas nós não queremos nada com Ele”.
“De fato, não nos interessa a sabedoria de Deus”, dizem eles. 
- 3) NÃO GLORIFICANDO A DEUS E NÃO O ADORANDO
- Desde a antiguidade, os homens conheciam a Deus, mas não O glorificavam como Deus, nem LHE davam graças ou adoravam-NO ou serviam-NO.

- Vejamos o que diz (Rm.1:21,25) “...porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprio raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato...pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente, Amém!”
- Importante: Então, recusar-se a glorificar a Deus, dar-Lhe graças, adorá-Lo e serví-Lo é o aspecto principal da origem da perversidade!
- A verdade é que o motivo de tantos divórcios, imoralidades e perversidades , é porque as pessoas se recusam a adorar a Deus. 

- Não pense que adorar a Deus seja algo insignificante e sem nenhum valor. Pelo contrário. Muitos problemas serão resolvidos e sua vida estará isenta de muitas dificuldades. Pense a respeito...

- 4) TROCANDO DEUS
- (Rm.1: 23,25) “...e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis...pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura no lugar do Criador, o qual é bendito para sempre, Amém”.
- Ora, “trocar Deus” significa “abandoná-LO”ou “Substituí-LO” por outra coisa: ídolos de madeira, pessoas, posições, diplomas, objetivos carnais, etc...

- Conclusão: Se consideramos cuidadosamente estes 4 aspectos da origem da perversidade, isto é, do mal, veremos que eles constituem a origem de todo tipo de mal e pecaminosidade.

O RESULTADO DE ABANDONAR A DEUS 

- 1) SER ABANDONADO POR DEUS 
- Este é o primeiro resultado de quem abandona a Deus. De acordo com (Rm.1: 24,26 e 28) Deus abandona as pessoas em três áreas: à imundícia, às paixões de desonra e às concupiscências desonrosas. 
- “...Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si...Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza... E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes...”
- Então, como acabamos de ler, quando uma pessoa abandona a Deus, imediatamente ela será corrompida envolvendo-se com a” imundícia”.
- E, depois disso, Deus as abandona às “paixões de desonra” e, finalmente às “concupiscências vergonhosas”.
- Tais pessoas podem tornar-se sodomitas, entregando-se às paixões malígnas e emoções sem restrição, desonrando seus corpos entre si.

- Outra coisa. Se uma pessoa não aprova ter Deus em seu conhecimento, Deus permitirá que esta pessoa tenha uma mente reprovável! 
- A mente desta pessoa estará constantemente ocupada com as seguintes coisas: pensamentos de divórcio, coisas impróprias, homicídios, avareza, maldade, difamação, com atitudes soberbas, inventores de males, desobedientes aos pais, sem afeição, sem misericórdia, etc... (Rm.1:28-31)

2) PRATICAR A FORNICAÇÃO
- Veja bem. Quando uma pessoa foi abandonada por Deus à imundícia, às concupiscências desonrosas e a uma mente desaprovada, a consequência é a fornicação! 
- A palavra “fornicação” significa “violar o princípio governante e controlador”. 

- Ora, a economia e o princípio governante de Deus é um marido para uma mulher. Mas, as pessoas que foram abandonadas por Deus farão de tudo para romper esse princípio, ou seja, um homem para uma mulher.

- O resultado, então, é a fornicação, ou seja, a “confusão na ordem”. As pessoas se empenham nisso por causa da imundícia, das paixões de desonra e da mente desaprovada.
- Como falamos a pouco, todo tipo de maldade resulta dessa fornicação (Rom.1:29-32)

- Conclusão: 

Precisamos ter a realidade de Deus em justiça, tendo-o em nosso conhecimento. Temos de glorificá-lo, dar-Lhe graças, adorá-LO e serví-Lo, a tempo e a fora de tempo.

- Acredite nisso: Adorar a Deus nos livrará de todas estas coisas ruins que acabamos de mencionar. Pois, nada é mais importante na vida do que adorar a Deus.


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
04 de janeiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.