Como O Evangelho De Deus Deve Ser Pregado?




- Muito bem. Em primeiro lugar, a resposta a esta pergunta está em (Romanos 1:5). Ou seja. “Ele é pregado pelos enviados”. Os enviados são os apóstolos, separados para este propósito. 

- Contudo, nem todos os cristãos são apóstolos, mas, em certo sentido, todos nós somos enviados para pregar o Evangelho.

- Outra coisa. O Evangelho deve ser “Pregado pelos enviados...EM ESPÍRITO” ( Romanos 1:9) “Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no Evangelho de seu Filho...” 

- Podemos notar que a palavra “espírito” está com letra minúscula. Isto significa, portanto, que é o nosso espírito. Para pregar o Evangelho, precisamos estar no espírito!

- Significa que, ao pregar o Evangelho, não podemos usar de nenhum artifício humano ou natural. Pois, em (Romanos 7:6) , Paulo diz que devemos “servir a Deus em novidade de espírito”.

- Também, em ( Romanos 12:11) , ele diz que devemos “ser fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”

- Outra maneira pelo qual o Evangelho de Deus é pregado é “pelos enviados... “PELA ORAÇÃO DE CONFISSÃO”

- (Rm 1:9-10) “...de como incessantemente faço menção de vós em todas as minhas orações...”

(vers. 11) “repartir algum dom espiritual”
(vers.12) “...reciprocamente nos confortemos, por intermédio da fé mútua, vossa e minha”

- Então, ao pregar o Evangelho, a oração é mais necessária do que qualquer esforço.

- Outra maneira pelo qual o Evangelho de Deus é pregado é pelos enviados...”COM FERVOR”, ou seja, “COM O ESPÍRITO ARDENTE”

- Ou seja, artifícios e técnicas não são eficazes para pregar o Evangelho. Todos nós precisamos exercitar o nosso espírito a ponto dele estar “fervilhando” de amor e alegria no Espírito Santo para contatar as pessoas. 

- Outra coisa. O EVANGELHO É RECEBIDO PELOS ‘’CHAMADOS”

- (Rm. 1:6-7) “...de cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo. A todos os amados de Deus, que estais em Roma, chamados para serdes santos, ...”

- O Evangelho de Deus é recebido apenas pelos que foram chamados. Somente eles é que podem crer. Aliás em (Romanos 4) , vemos o exemplo de Abraão, que tornou-se o “pai da raça chamada”.

- Da mesma forma, como Abraão, também fomos chamados para pertecer a Deus!

- Outra coisa. Os chamados receberam o evangelho de Deus “mediante a obediência da fé” . (Rm1:5) 

- Sabemos que, sob a Lei de Moisés, Deus deu 10 Mandamentos para o povo obedecer. Esse tipo de obediência, era, portanto, a obediência da Lei, a obediência do Mandamento. 

- Entretanto, na “era da graça”, Deus nos deu um único mandamento, ou seja, “crer em Jesus Cristo”!

- Então, quando obedecemos a este único mandamento de Deus, temos a obediência da fé! 

- Obs.) Podemos dizer então que há um único mandamento: crer em Jesus. Por outro lado, há um só pecado: não crer nEle. 

- É interessante observar que, segundo (João 3:18) “Todo aquele que crê em Cristo será salvo, e todo aquele que não crê em Cristo já foi condenado por causa da sua incredulidade”

- É muito simples: Se você foi chamado por Deus para crer em Jesus, você tem a “obediência da fé”, isto é, aos olhos de Deus, a pessoa mais obediente é aquela que crê em Jesus.

- (Romanos 1:16) “Pois não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu e também do grego”

- Então, este Evangelho é o poder de Deus para a salvação!

- Obs.) Ora, no Livro de Romanos, a salvação é bastante mais ampla e significativa. Ou seja, salvação não significa apenas nos salvar da condenação de Deus e do inferno. 

- Mas significa salvar-nos da nossa maneira natural, do nosso amor-próprio, do nosso individualismo, da nossa tendência à divisão...

- Portanto, a salvação apresentada no livro de Romanos capacita-nos a ser santificados, conformados, glorificados, transformados e edificados uns com os outros no Corpo de Cristo!

- Importante: Por quê o Evangelho é tão poderoso?

- O Evangelho é poderoso porque a “justiça de Deus” é revelada nele.

- (Rm.1:17) diz: “...Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”.

- Ora, sabemos que de acordo com (João 3:16) , a salvação é procedente do amor de Deus. Em Efésios 2:8 a salvação é pela graça de Deus.

- Contudo, aqui em (Romanos 1:17) , Paulo diz que a salvação é procedente da “justiça de Deus”. Então, nem o amor e nem a graça estão relacionados à Lei, pois nenhuma lei obriga as pessoas a amar e, nem tampouco, a Lei constrange as pessoas a usar a graça.

- A justiça, ao contrário, está muito relacionada com a Lei. Por esta razão que, uma vez que Cristo cumpriu todas as exigências da Lei, “Deus é obrigado, pela Sua Justiça, a nos salvar.

- Obviamente que esta é uma declaração muito forte. Mas, a verdade é que Deus não tem escapatória. Ele tem de salvar os escolhidos, porque Ele é Justo!

- Uma afirmação importante: A JUSTIÇA DE DEUS É REVELADA NO EVANGELHO PARA QUE O JUSTO TENHA VIDA E VIVA POR FÉ .

- Conclusão: No final do (versículo 17), diz: “O Justo viverá por fé”

- Ora, a palavra grega traduzida por “viverá”, neste versículo significa tanto “viver” como “ter vida”

- Obs.) Esse versículo é uma citação de ( Habacuque 2:4). Este é um versículo citado apenas três vezes no Novo Testamento. 

- Isto é. Ele é encontrado também em (Hebreus 10:38), onde, de acordo com o contexto, significa que o “justo viverá por fé”. Em (Gálatas 3:11) significa que o “justo terá vida por fé”, porque o contexto de (Gálatas 3) diz que a lei não pode dar vida às pessoas. 

- Vejamos o que diz (Gálatas 3:21) “É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente da lei”.

- Assim, em (Gálatas 3) não é uma questão de “viver”, mas é uma questão de “ter vida”.

- Contudo, (Romanos 1:17) inclui ambos os significados: “ter vida” e “viver”.

- Sendo assim, podemos traduzir o versículo assim: ‘’O JUSTO TERÁ VIDA E VIVERÁ POR FÉ”

- (Esta afirmação é um breve resumo de todo o Livro de Romanos)

- Conclusão: Louvado seja o Senhor! Pois nós fomos justificados e recebemos a vida divina. Agora, estamos vivendo essa vida no Corpo, na igreja local. Esse é o caminho para vivermos pela vida divina.

- Lembre-se: O JUSTO TERÁ VIDA E VIVERÁ POR FÉ!


Autor:  PR. JULIO LIMA NOGUEIRA
- Fundador Presidente da Missão Apostólica e Profético do Farol em Coconut Creek, Flórida (2001)
- Cooperador do Evangelho do Reino
<< UM SINAL DE ALERTA PARA O POVO DE DEUS >>
03 de janeiro de 2014


Receba as atualizações via email
da MISSÃO DO FAROL