- Veja bem. Adão foi “criado”. Mas,
Abraão foi “ chamado”. De fato, há uma grande diferença entre ser
criado e ser chamado.
- Obs.) O Livro de Genesis está dividido em 2 seções principais: a primeira parte abrange os primeiros 10 capítulos e meio e relata a história da “raça criada”, tendo Adão como pai e cabeça.
- Muito bem. A história da “raça criada”, descrita em Genesis, tem seu auge na edificação da torre e cidade de Babel (Babilônia em grego).
- Nomes de ídolos foram escritos nessa torre, significando que toda a raça criada se havia voltado à idolatria. Assim, Paulo diz que a raça humana havia trocado Deus pelos ídolos (Romanos 1:23,25)
- Na verdade, Paulo escreveu o capítulo primeiro de Romanos segundo a história narrada em Genesis. Começando na época de Caim, o homem resolveu não ter Deus em seu pleno conhecimento e abandonou-O.
- Então, a humanidade abandonou Deus e passou a edificar a “cidade de Enoque”, a primeira cultura humana, como está relatado em Genesis capítulo 4.
- Com aquela cultura, a raça humana caiu em corrupção e permaneceu neste estado até o dilúvio, que veio como julgamento de Deus sobre eles.
- Mas, pela misericórdia de Deus, 8 pessoas foram salvas e preservadas através da arca, que tipificava Cristo. Em certo sentido, Noé era “o cabeça” da nova raça.
- Obs.) O Livro de Genesis está dividido em 2 seções principais: a primeira parte abrange os primeiros 10 capítulos e meio e relata a história da “raça criada”, tendo Adão como pai e cabeça.
- Muito bem. A história da “raça criada”, descrita em Genesis, tem seu auge na edificação da torre e cidade de Babel (Babilônia em grego).
- Nomes de ídolos foram escritos nessa torre, significando que toda a raça criada se havia voltado à idolatria. Assim, Paulo diz que a raça humana havia trocado Deus pelos ídolos (Romanos 1:23,25)
- Na verdade, Paulo escreveu o capítulo primeiro de Romanos segundo a história narrada em Genesis. Começando na época de Caim, o homem resolveu não ter Deus em seu pleno conhecimento e abandonou-O.
- Então, a humanidade abandonou Deus e passou a edificar a “cidade de Enoque”, a primeira cultura humana, como está relatado em Genesis capítulo 4.
- Com aquela cultura, a raça humana caiu em corrupção e permaneceu neste estado até o dilúvio, que veio como julgamento de Deus sobre eles.
- Mas, pela misericórdia de Deus, 8 pessoas foram salvas e preservadas através da arca, que tipificava Cristo. Em certo sentido, Noé era “o cabeça” da nova raça.
- Todavia, não muito tempo depois, os descendentes de Noé também abandonaram a Deus em Babel, conforme (Genesis 11). Este abandono a Deus foi completado pelos descendentes de Noé, que caíram na idolatria.
- Ou seja, a fornicação seguiu a idolatria. Após Babel, surgiu Sodoma. Esta foi, na verdade, uma cidade de fornicação. Nela, seus habitantes violaram sua própria natureza e causaram grande confusão.
-
Na época de Genesis 19 (Sodoma e Gomorra) a raça humana que havia trocado Deus
por ídolos, caiu em sodomia, isto é, toda sorte de atos vergonhosos. Como
resultado, manifestou-se todo tipo de perversidade (maldade).
- Conclusão: a “raça criada” abandonou a Deus e, Este, por sua vez, abandonou a “raça criada”.
- Contudo, Deus “chamou para fora desta raça criada” um homem com a sua esposa. Ou seja, Deus chamou a Abraão e Sara.
- Deus chamou Abraão, aparecendo a ele como o “Deus da Glória” conforme diz (Atos 7: 2- 4) “Estevão respondeu:Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para terra que eu te mostrarei. Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E, dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que agora vós habitais.”
- Importante: Deus não chamou a Abraão por meras palavras, mas por meio de Sua glória. Ou seja. Abraão “viu a glória de Deus” e foi atraído por ela!
- A nossa experiência é a mesma. Em certo sentido também nós temos visto a glória de Deus. Isto é. Quando ouvimos o evangelho e ele penetrou em nós, neste momento, vimos a glória de Deus.
- Aliás, nenhuma palavra humana pode expressar de maneira adequada o que vimos e sentimos quando o evangelho penetrou em nosso ser. Portanto, como Abraão, fomos chamados pelo Deus da glória.
- Obs.: O primeiro chamamento de Abraão está registrado em Atos 7:2- 4 e o segundo em Genesis 12:1
- Deveríamos observar a diferença entre esses dois chamamentos. Ou seja, de acordo com Atos 7:2 Deus chamou a Abraão para fora de duas coisas: seu país e sua parentela.
- De acordo com Genesis 12:1 outro item é adicionado: a casa de seu pai. Aqui, Deus lhe pedia que deixasse seu país, sua parentela e a casa de seu pai.
- Isto significa que Deus queria que Abraão partisse sozinho, apenas com sua esposa Sara, e nenhum outro parente. Mas, Abraão sentiu-se só e acabou levando consigo seu sobrinho Ló.
- Na verdade, isto violou o chamamento de Deus. Apesar dele ter respondido ao chamamento de Deus, sua resposta, em parte foi desobediente.
- Pelo visto, Abraão amava a Ló. Contudo, Deus usou a Ló para disciplinar Abraão. Finalmente, Ló separou-se de Abraão e este pode então seguir o chamamento de Deus de maneira absoluta.
- Agora, Abraão não estava mais preso ao “seu país”, “sua parentela” e “a casa de seu pai”.
- Todavia, Abraão necessitava ainda deixar mais uma coisa: a si mesmo!
- Sabemos que Abraão ainda se apegava a si mesmo, por causa da reação que teve diante da sugestão de Sara para ter um filho, por intermédio da escrava Hagar.
- Apesar dessa proposta ter sido feita com boa intenção, era contrária ao “chamamento de Deus”. Abraão deveria ter exercitado seu discernimento e não ter ouvido a esposa.
- Na verdade, a sugestão de Sara foi um teste para provar que Abraão permanecia no seu “velho ego”, na sua “velha criação”.
- A intenção de Deus, porém, era chamar Abraão para fora de “cada parte da sua velha criação”, e não apenas do seu país, parentela e casa de seu pai.
- Parecia que Deus estava lhe dizendo: “Abraão, você não deve fazer nada. Precisa sair de si mesmo. Eu farei tudo por você. Mas nada farei enquanto você permanecer em si mesmo”.
- Mas, apesar disso, Abraão agiu segundo a proposta de Sara e, o resultado foi ISMAEL. Esse foi um erro muito sério e, os judeus, até hoje sofrem por causa dele.
- Enfim, Abraão errou porque ainda “estava preso a si mesmo”. Ele tinha abandonado muitas coisas, mas não a “si mesmo”.
- Uma pergunta importante: Quando foi que Abraão “abandonou a si mesmo”? Quando foi que ele aprendeu a “negar-se a si mesmo”?
- Resposta: Quando ele atingiu a idade de cem anos, aí sim, ele “se considerou morto para si mesmo”. Aliás, toda pessoa morta é aquela que saiu de si mesmo.
- Abraão olhou para si mesmo e disse: “Estou acabado. Estou como morto”. (Romanos 4:19) diz: “Nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido”.
- Ora, isso indica que ele finalmente tinha “saído de si mesmo”. A partir daí, ele tornara-se uma “pessoa chamada”.
- O mesmo acontece conosco: Apesar de fazermos parte do “povo chamado”, precisamos “abandonar a nós mesmos”.
- Por isso é que Deus continua trabalhando em nós, a fim de dar “um fim na nossa vida natural”. Por isso, aguenta firme irmão!
- Lembre-se: Agora, nós pertencemos à “raça chamada” e não à “raça criada”.
- Da mesma forma, nós estamos reagindo ao “chamado de Deus” , passo a passo, e não de maneira absoluta. Na realidade, todos nós estamos no processo de responder ao chamamento de Deus.
- A verdade é que devemos “sair de tudo o que não é de Deus”! Afinal, “fomos comprados por um alto preço” e, sendo assim, “não nos pertencemos mais a nós mesmos!”.
- (1 Coríntios 7:29-32) diz: “Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se não o fossem; mas também os que choram como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se deles não usassem; porque a aparência deste mundo passa. O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações.”
- Enfim, em palavras simples, não podemos “nos apegar” em nada que não esteja dentro dos planos de Deus e da Sua Obra!
- Portanto, não fique preso à família, trabalho, negócios, dinheiro, casa e, a si mesmo!
- O que estamos afirmando é que a raça chamada torna-se a raça que crê. Como Abraão, ele confiou em Deus, pois não sabia para onde estava indo.
- Na verdade, Deus não esperava que Abraão fizesse qualquer coisa. Pois Deus é quem gostaria de fazer algo por Abraão. Ou seja, confiar em Deus significa “não fazer nada para si ou por si mesmo.”
- Confiar em Deus significa “crer naquilo que Ele pode fazer e fará por mim.”
- Uma pergunta: Que tipo de Deus Abraão cria? Quem é o Deus que nós cremos?
- Resposta: O Deus em quem Abraão acreditava era o “Deus que chama à existência coisas que não existem.” (Romanos 4:17)
- Conforme sabemos, Abraão era incapaz de produzir um herdeiro. Todavia, Deus chamou Isaque à existência.
- Por outro lado, O Deus em quem Abraão creu foi o “Deus que dá vida aos mortos.” (Romanos 4:17)
- Conclusão: a “raça criada” abandonou a Deus e, Este, por sua vez, abandonou a “raça criada”.
- Contudo, Deus “chamou para fora desta raça criada” um homem com a sua esposa. Ou seja, Deus chamou a Abraão e Sara.
- Deus chamou Abraão, aparecendo a ele como o “Deus da Glória” conforme diz (Atos 7: 2- 4) “Estevão respondeu:Varões irmãos e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a Abraão, nosso pai, quando estava na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, e lhe disse: Sai da tua terra e da tua parentela e vem para terra que eu te mostrarei. Então, saiu da terra dos caldeus e foi habitar em Harã. E, dali, com a morte de seu pai, Deus o trouxe para esta terra em que agora vós habitais.”
- Importante: Deus não chamou a Abraão por meras palavras, mas por meio de Sua glória. Ou seja. Abraão “viu a glória de Deus” e foi atraído por ela!
- A nossa experiência é a mesma. Em certo sentido também nós temos visto a glória de Deus. Isto é. Quando ouvimos o evangelho e ele penetrou em nós, neste momento, vimos a glória de Deus.
- Aliás, nenhuma palavra humana pode expressar de maneira adequada o que vimos e sentimos quando o evangelho penetrou em nosso ser. Portanto, como Abraão, fomos chamados pelo Deus da glória.
- Obs.: O primeiro chamamento de Abraão está registrado em Atos 7:2- 4 e o segundo em Genesis 12:1
- Deveríamos observar a diferença entre esses dois chamamentos. Ou seja, de acordo com Atos 7:2 Deus chamou a Abraão para fora de duas coisas: seu país e sua parentela.
- De acordo com Genesis 12:1 outro item é adicionado: a casa de seu pai. Aqui, Deus lhe pedia que deixasse seu país, sua parentela e a casa de seu pai.
- Isto significa que Deus queria que Abraão partisse sozinho, apenas com sua esposa Sara, e nenhum outro parente. Mas, Abraão sentiu-se só e acabou levando consigo seu sobrinho Ló.
- Na verdade, isto violou o chamamento de Deus. Apesar dele ter respondido ao chamamento de Deus, sua resposta, em parte foi desobediente.
- Pelo visto, Abraão amava a Ló. Contudo, Deus usou a Ló para disciplinar Abraão. Finalmente, Ló separou-se de Abraão e este pode então seguir o chamamento de Deus de maneira absoluta.
- Agora, Abraão não estava mais preso ao “seu país”, “sua parentela” e “a casa de seu pai”.
- Todavia, Abraão necessitava ainda deixar mais uma coisa: a si mesmo!
- Sabemos que Abraão ainda se apegava a si mesmo, por causa da reação que teve diante da sugestão de Sara para ter um filho, por intermédio da escrava Hagar.
- Apesar dessa proposta ter sido feita com boa intenção, era contrária ao “chamamento de Deus”. Abraão deveria ter exercitado seu discernimento e não ter ouvido a esposa.
- Na verdade, a sugestão de Sara foi um teste para provar que Abraão permanecia no seu “velho ego”, na sua “velha criação”.
- A intenção de Deus, porém, era chamar Abraão para fora de “cada parte da sua velha criação”, e não apenas do seu país, parentela e casa de seu pai.
- Parecia que Deus estava lhe dizendo: “Abraão, você não deve fazer nada. Precisa sair de si mesmo. Eu farei tudo por você. Mas nada farei enquanto você permanecer em si mesmo”.
- Mas, apesar disso, Abraão agiu segundo a proposta de Sara e, o resultado foi ISMAEL. Esse foi um erro muito sério e, os judeus, até hoje sofrem por causa dele.
- Enfim, Abraão errou porque ainda “estava preso a si mesmo”. Ele tinha abandonado muitas coisas, mas não a “si mesmo”.
- Uma pergunta importante: Quando foi que Abraão “abandonou a si mesmo”? Quando foi que ele aprendeu a “negar-se a si mesmo”?
- Resposta: Quando ele atingiu a idade de cem anos, aí sim, ele “se considerou morto para si mesmo”. Aliás, toda pessoa morta é aquela que saiu de si mesmo.
- Abraão olhou para si mesmo e disse: “Estou acabado. Estou como morto”. (Romanos 4:19) diz: “Nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido”.
- Ora, isso indica que ele finalmente tinha “saído de si mesmo”. A partir daí, ele tornara-se uma “pessoa chamada”.
- O mesmo acontece conosco: Apesar de fazermos parte do “povo chamado”, precisamos “abandonar a nós mesmos”.
- Por isso é que Deus continua trabalhando em nós, a fim de dar “um fim na nossa vida natural”. Por isso, aguenta firme irmão!
- Lembre-se: Agora, nós pertencemos à “raça chamada” e não à “raça criada”.
- Da mesma forma, nós estamos reagindo ao “chamado de Deus” , passo a passo, e não de maneira absoluta. Na realidade, todos nós estamos no processo de responder ao chamamento de Deus.
- A verdade é que devemos “sair de tudo o que não é de Deus”! Afinal, “fomos comprados por um alto preço” e, sendo assim, “não nos pertencemos mais a nós mesmos!”.
- (1 Coríntios 7:29-32) diz: “Isto, porém, vos digo, irmãos: o tempo se abrevia; o que resta é que não só os casados sejam como se não o fossem; mas também os que choram como se não chorassem; e os que se alegram, como se não se alegrassem; e os que compram, como se nada possuíssem; e os que se utilizam do mundo, como se deles não usassem; porque a aparência deste mundo passa. O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações.”
- Enfim, em palavras simples, não podemos “nos apegar” em nada que não esteja dentro dos planos de Deus e da Sua Obra!
- Portanto, não fique preso à família, trabalho, negócios, dinheiro, casa e, a si mesmo!
- O que estamos afirmando é que a raça chamada torna-se a raça que crê. Como Abraão, ele confiou em Deus, pois não sabia para onde estava indo.
- Na verdade, Deus não esperava que Abraão fizesse qualquer coisa. Pois Deus é quem gostaria de fazer algo por Abraão. Ou seja, confiar em Deus significa “não fazer nada para si ou por si mesmo.”
- Confiar em Deus significa “crer naquilo que Ele pode fazer e fará por mim.”
- Uma pergunta: Que tipo de Deus Abraão cria? Quem é o Deus que nós cremos?
- Resposta: O Deus em quem Abraão acreditava era o “Deus que chama à existência coisas que não existem.” (Romanos 4:17)
- Conforme sabemos, Abraão era incapaz de produzir um herdeiro. Todavia, Deus chamou Isaque à existência.
- Por outro lado, O Deus em quem Abraão creu foi o “Deus que dá vida aos mortos.” (Romanos 4:17)
- Abraão experimentou essa verdade quando Deus pediu-lhe que oferecesse Isaque. Abraão obedeceu. Pois, ao oferecê-lo, Abraão creu que Deus poderia ressuscitá-lo dos mortos.
- Lemos isto em (Hebreus 11:17-19) “Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque será chamada a tua descendência; porque considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou”.
- Ou seja. Ele creu que Deus daria vida ao seu filho, e que teria o seu filho de volta, em ressurreição.
- Lembre-se: O nosso Deus pode criar coisas do nada e pode dar vida aos mortos!
- Na prática, não precisamos ficar desapontados com as circunstâncias da vida. Devemos e podemos invocar o poder da ressurreição sobre os nossos familiares, situações de trabalho, negócios, etc.
- Obs.) A fé imputada a Abraão como justiça não dependeu da forma exterior da circuncisão, mesmo porque esta veio acontecer somente mais tarde.
- Abraão recebeu o sinal da circuncisão como um selo da justiça da fé que teve enquanto estava na incircuncisão. Leiamos (Romanos 4:11):
- “E recebeu o sinal da circuncisão como sêlo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça”.
- Então, a circuncisão como uma forma exterior, foi um selo da realidade interior. Da mesma forma, se nós hoje não temos a realidade interior, de nada vale a realidade exterior.
- Além disso, a circuncisão de Abraão foi também um selo para os crentes gentios (incircuncisão) de quem Abraão também foi o pai.
- Conclusão: Abraão tornou-se o pai dos judeus crentes e dos gentios crentes. Enfim, todos os que creem em Cristo são descendentes de Abraão!
- Outra coisa. A promessa foi dada a Abraão e à sua descendência para que fossem herdeiros do mundo. Lemos isto em (Romanos 4:13) Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
- Então, “herdarão o mundo” somente aqueles que foram chamados e que receberam a fé e a justificação de Jesus Cristo.
- E, para tanto, não precisamos lutar ou nos esforçar. Mas, simplesmente, crer nos atos poderosos de Deus!
- Um dia, o mundo todo pertencerá aos que foram chamados e que receberam o dom da fé. Certamente, o Senhor está ansioso para voltar novamente e restaurar completamente esta Terra para nós!