PARTE4
A GEENA DE FOGO E O REINO MILENAR – “O DANO DA SEGUNDA MORTE” - “SE  A TERRA PRODUZIR ESPINHOS E ABROLHOS, É REJEITADA E PERTO ESTÁ DA MALDIÇÃO; E O SEU FIM É SER QUEIMADA

O  DANO DA SEGUNDA MORTE
E A
SEGUNDA MORTE

- Muito bem. (Apocalipse 2:11) diz:  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O VENCEDOR DE NENHUM MODO SOFRERÁ DANO DA SEGUNDA MORTE.
- Outra coisa. Em (Apocalipse 20: 6) lemos o seguinte: “Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses A SEGUNDA MORTE NÃO TEM AUTORIDADE; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos”.
- Ora, no (vers. 14) diz que “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo
- Importante: Uma pessoa salva por Jesus Cristo, jamais poderá sofrer aSEGUNDA MORTE”. Contudo, ela poderá sofrer oDANOda SEGUNDA MORTE,  que é bem diferente!
- Como sempre temos enfatizado, os CRISTÃOS QUE NÃO AMADURECERAM SENDO CHEIOS DA VIDA E DO AMOR DE DEUS na era da igreja,  SOFRERÃO no período do MILÊNIO este severo castigo que é oDANO DA SEGUNDA MORTE”.

- Obs.) A palavraDANOna língua original significaMACHUCAR ALGUÉM E PREJUDICÁ-LO. Contudo,  isto será algo TEMPORÁRIO!
- Por outro lado, um pouco antes de começar oNovo Céu e a Nova Terra” – o que ocorrerá somente no final do Milêniohaverá aSEGUNDA MORTE”, que é O SOFRIMENTO ETERNO NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE.
- Esta SEGUNDA MORTEserá apenas PARA OS ÍMPIOS, ou seja, para aqueles que não tiveram o seu nome inscrito no Livro da Vida do Cordeiro.
- EstaSEGUNDA MORTEserá PARA AQUELES QUE NÃO CONFESSARAM JESUS COMO SENHOR E SALVADOR DE SUAS VIDAS.

- Para confirmar isso leiamos, agora,  (Apocalipse 20: 11-15):
- “Vi um grande trono branco e aquele que se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Este lago de fogo é a “segunda morte”) .

- Continuando, leiamos, agora, (Hebreus 6: 4- 8): “É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro, e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia. Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe benção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada.”
- Inicialmente, vemos neste texto, a descrição de uma pessoa que possui muitas qualificações  espirituais.
- Por esta razão, fica bem claro que esta pessoa é um verdadeiro cristão. Ou seja, ela conhece a Deus, provou do Senhor Jesus e tem o Espírito Santo vivendo dentro dela.
- Além disso, diz que essa pessoa “provou a boa palavra de Deus e os poderes da era vindoura, ou seja,  estes poderes serão usados de forma abundante no Reino Milenar, tais como sinais, milagres e maravilhas.
- Portanto, no contexto do texto que lido, definitivamente esta pessoa é uma pessoa salva! Ela é um cristão autêntico!
- Contudo, segundo o texto, se esta pessoacaiu, ou mesmo abandonou a boa palavra de Deus, não há necessidade de que ela comece tudo de novo no sentido de crer no Senhor.
- Isto é. Ela não precisa se arrepender de novo para aceitar Jesus como seu Salvador pessoal novamente. Pois isto já foi feito uma vez por todas!
- Por isso  é que Paulo diz que éimpossível outra vez renová-los para arrependimento”. Ou seja, ele está dizendo  queé impossível, isto é, não é necessário repetir o mesmo arrependimento que a levou para a salvação e o perdão dos pecados!
- Pois, do contrário, seria necessário que Jesus fosse crucificado na cruz novamente para essa pessoa, o que é impossível, pois Ele fez isso uma única vez para sempre!
- É isso que diz o (vers.6): “...e caíram (no original grego diz: “tropeçaram), sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à ignomínia (ou seja, desonra ou infâmia).
- Então, aquela pessoa não precisa maisrepetir o arrependimento inicialuma vez que ela creu no Senhor Jesus.
- Sem dúvida alguma, esta pessoa cristã que escorregou em erros e pecados,  acaba produzindo coisas ruins para si mesma e também para os outros que estão ao seu redor.
- Então, segundo o texto, este cristão recebeumuita chuva”, ou seja, ele recebeu muitas coisas boas naterra do seu coração”, tais como: iluminação da Palavra de Deus, provou da boa Palavra do Senhor e do poder do Espírito Santo.
- Contudo, apesar de todas estas boas coisas terem acontecido na vida dele, o resultado foi que ele produziu espinhos e abrolhos (isto é, espinhos nocivos), ou seja, ele produziu muitas coisas ruins e negativas.
- Ao invés dele produzir erva útil”, ele produziu “espinhos”. Ou seja,  ele viveu uma vida carnal, mundana e religiosa.
 - Na verdade, o que Paulo está dizendo é que se produzirmos coisas  boas, receberemos bênçãos da parte de Deus.
- Mas, se produzimos coisasespinhosas”, ou seja, coisas mundanas, carnais e religiosas, estas coisas serão rejeitas, e, consequentemente, elas serão uma maldição para nós. Isto é,  elas irão fazer mal para nós.
- Veja bem. O que, mais uma vez,  Paulo está dizendo  é que estas coisas precisam ser queimadas da nossa vida.
- Mas, nós mesmos, como pessoas, não podemos ser queimados; mas as coisas ruins que nós produzimos, estas sim, terão de ser aniquiladas!

SE PRODUZ ESPINHOS E ABROLHOS, É REJEITADA E PERTO ESTÁ DA MALDIÇÃO; E O SEU FIM É SER QUEIMADA
- Muito bem. Continuando, no (vers. 7 e 8 de Hebreus 6) lemos:
- “Porque a terra (ou seja, o coração do homem) que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela (ou seja, a “chuvaé a boa palavra de Deus que vem do céu) e produz erva útil (ou seja, anda e vive no Espírito praticando a Palavra) para aqueles por quem é também cultivada recebe benção da parte de Deus; mas se produz espinhos e abrolhos ( ou seja, se ele anda na carne e produz coisas mundanas e nocivas), é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada”.

- Veja bem. O cristão que vive de maneira desleixada será “rejeitado”. Ou seja. Esta palavra no texto significa  “desqualificado”.

- Obs.) Ora, esta palavra “rejeitado”,  é a mesma que Paulo usou em (1 Coríntios 9: 27) quando ele disse quetemia que, embora tivesse pregado o evangelho a outros, pudesse ser desqualificado para viver no reino milenar.
- Em suma, “ser rejeitado ou ser ser desqualificado”, significa queDeus pode desqualificar uma pessoa para viver na Era Milenar quando Jesus voltar novamente!
- Veja bem. Ser “rejeitadaou serdesqualificada”  é a mesma coisa que ser consideradaindigna”.
- Então, se aqueles cristãos hebreus voltassem à pratica do Judaísmo novamente, eles seriam considerados indignos e reprovados por Deus.
- Obs.) O (vers. 8) não diz que aquele cristão receberá maldição! O que ele diz é que ele receberá “uma punição semelhante a uma maldição!
- Pois, como já temos enfatizado, é impossível que um salvo seja amaldiçoado e perca a sua salvação. Não! Pois a salvação é eterna!
- Contudo, a punição que este cristão vai receber será odano (temporário) da segunda morteconforme diz (Apocalipse 2:11) , pois ele jamais poderá perecer eternamente!
- Outra coisa. Segundo o (vers. 8) “ele está perto da maldição”. Mas, ele não vai ser amaldiçoado!
- Resumindo: Se uma pessoa foi iluminada e provou do Senhor Jesus e participou das coisas do Espírito Santo e da boa Palavra de Deus, mas, produziu coisas nocivas na sua alma, todas estas coisas ruins que ela produziu terão de ser queimadas!
- Ou seja, na Era do Reino Milenar, haverá umaqueima de todas as coisas ruins que ela produziu durante a sua vida na Era da Igreja!
- E, essa “queimada” será, no máximo, de “mil anos”, isto é, será durante o período de duração do Milênio.
- Provavelmente, quem produziumuitos espinhos ruins”, precisará de muito mais tempo para queimá-los. E, quem produziupoucos espinhos”, certamente levará menos tempo para queimá-los!
- Digamos a verdade: Quantas coisas existem em nossas vidas que ainda não foram tratadas, confessadas, resolvidas e limpas pelo poder do Senhor Jesus!
- Principalmente coisas que acontecem dentro da Igreja, ou seja, no Corpo de Cristo.
- Ora, o que estamos afirmando é que um cristão é semelhante a um campo e, o seu comportamento indevido é comparado a espinhos nocivos.
- Lembre-se bem: O que deverá ser queimado são os espinhos e abrolhos, pois, o terreno  em si jamais poderá ser queimado. Pois, embora ele estejaperto do fogo”, ele não poderá ser queimado!
- Então, a “geena de fogovai queimar todo olixo que nós produzimos na nossa almaque não foi tratado no período da igreja.
- Apesar de tudo, depois queos espinhos e abrolhosforem queimados, o terreno ainda permanecerá!
- Ou seja, não teremos nenhum problema com a nossa salvação mas,  apenas com aquilo quevier a crescer sobre ela”,ou seja,  o nosso viver na carne!
- Então, pelo contexto, rigorosamente falando, os “espinhos e as ervas daninhas”, referem-seaos rituais e hábitos da velha religião judaicaque os cristãos hebreus estavam querendo voltar a praticar.
- Outra coisa. Em (Hebreus 6: 6) há a palavra “e caíram”. Pelo contexto, isto se refere ao fato dos cristãos hebreus  terem se desviado dapura fé cristãe de voltarem para avelha e tradicional religião judáica”.

(NA PRÓXIMA OPORTUNIDADE, DAREMOS CONTINUIDADE A ESTE MESMO ASSUNTO, NA “PARTE5 A GEENA DE FOGO E O REINO MILENAR)


Caso você deseja entrar em contato conosco, nosso  E- MAIL é
missaodofarol@gmail.com
e ou
juliolimanogueira@gmail.com

MISSÃO APOSTÓLICA E PROFÉTICA DO FAROL
Pastor Júlio L. Nogueira e Raquel Nogueira
- Cooperadores do Evangelho do Reino -





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentario e espere nosso contato.